A necessidade de suplementação de vitamina B12 não é uma invenção da indústria farmacêutica para ganhar mais dinheiro, é uma necessidade. O alerta é do médico especialista em nutrologia, com ênfase em alimentação vegetariana, Eric Slywitch, em sua palestra “Vitamina B12 e uso de Suplementos Nutricionais: Tudo o que Você Precisa Saber”, durante o Congresso VegFest, que acontece até este domingo no Centro de Convenções Anhembi, em São Paulo.

Slywitch lembrou que não são apenas os vegetarianos ou os veganos que precisam suplementar a B12. “Os onívoros também apresentam deficiência da vitamina”, garantiu. “Estudos mostram que cerca de 40% dos não vegetarianos têm carência de vitamina B12 e 50% dos vegetarianos têm essa carência, podendo chegar até a 86% entre os veganos”.

A vitamina B12 só é encontrada em carnes, leite, queijos, ovos e suplementos, segundo o médico. “A B12 encontrada em algas e alimentos fermentados é diferente da que necessitamos para o nosso metabolismo”, garantiu.

Mas a suplementação, esclarece Slywitch, precisa ser feita com orientação de um profissional de saúde. “É preciso um acompanhamento para definir as dosagens necessárias para o equilíbrio da vitamina no organismo. A suplementação por conta própria pode não ser eficaz mantendo os níveis baixos, mesmo que a pessoa siga a bula das farmacêuticas, pois cada indivíduo tem uma necessidade diferente de dosagem”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *