VegFest 2022 começa destacando o boom de um estilo de vida extraordinário
22 de março de 2024

Foi dado o pontapé inicial do VegFest 2022. Um dos maiores eventos veganos das Américas teve início nesta quinta-feira (08/12), no Centro de Convenções Anhembi, em São Paulo, com uma plenária reunindo nomes importantes quando o assunto é a não exploração de animais nos hábitos de vida.

“Ainda existe muita confusão, preconceito e até fake news em relação ao veganismo. É um estilo de vida para pessoas extraordinárias, e não extraterrestres”, brincou o ator Emiliano d’Ávila, o Maicol do programa Vai Que Cola (Multishow), vegano há cinco anos e responsável pela introdução do evento.

“É maravilhoso realizar mais um VegFest. Temos uma série de atrações nesta edição. Mas o público, a comunidade vegana crescente no Brasil, é a verdadeira estrela do evento”, destacou Ricardo Laurino, presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), realizadora do evento, que tem produção da Francal Feiras.

“Queremos que todos saiam daqui empoderados. A informação é transformadora, e temos a oportunidade de nos conectarmos e sabermos mais sobre o veganismo”, afirmou Mônica Buava, sócia-fundadora do restaurante vegano POP Vegan Food.

“Ainda ouvimos muita baboseira sobre questões nutricionais e veganismo. Em pleno século 21 não é mais possível admitir argumentos acerca de déficit proteico, falta de vitamina B12, anemia. Hoje, temos dados a nosso favor, ou seja, a faca e o queijo de castanha de caju na mão para fortalecer a consciência vegana”, comentou a nutricionista Alessandra Luglio.

“Os últimos anos foram de um embalo enorme no veganismo. Durante a pandemia, as buscas no Google por comida vegana cresceram mais de 5.000% no mundo. E os pedidos de comida vegana no Brasil foram superiores a 1 milhão em 2021. Mas também vimos, infelizmente, casos de maus tratos de animais. Precisamos seguir firmes na defesa dos animais e do planeta”, contou Larissa Maluf, diretora de comunicação da SVB.

O Vegfest 2022 vai até domingo reunindo 119 marcas expositoras e uma grade de atrações culturais, gastronômicas e esportivas, todas gratuitas. O evento oferece, ainda, mais de 30 horas de conteúdo a cargo de mais de 100 palestrantes entre nutricionistas, nutrólogos, ativistas, culinaristas e empreendedores durante o IX Congresso Vegetariano Brasileiro. O congresso é pago e o ingresso pode ser comprado direto no evento.