Quando vão acabar os testes em animais para o desenvolvimento de produtos? Pode demorar, mas já é possível reduzi-los significativamente com o desenvolvimento de técnicas alternativas para pesquisas, mudanças nos regulamentos e nas políticas públicas, pressão e articulações da sociedade civil. Foi esse o recado transmitido por uma apresentação do primeiro dia do VegFest 2022.
Algumas ONGs já estimaram em 115 milhões o número de animais utilizados anualmente em pesquisas em todo o mundo. Mas esse número deve ser maior, acredita a bióloga e doutora em biotecnologia Bianca Marigliani. “Muitos cientistas dizem que os testes em animais são indispensáveis, que a ciência e a medicina não teriam chegado ao estágio atual em eles, mas é tudo suposição”, destacou a especialista.
Por sua vez, Antoniana Ottoni, profissional de relações governamentais, afirmou que a indústria tem desempenhado papel fundamental no combate ao problema, exemplificando com as legislações que proibiram na Europa, a partir de 2013, vendas de cosméticos formulados a partir de testes com animais. “É preciso uma ação conjunta e coordenada de diversos elos, porque existem sofrimentos a animais que continuam apenas por praxe”, comentou Antoniana. Ela e Bianca atuam na Humane Society International, organização que defende a ética no uso de animais.
Realizado pela SVB e com produção da Francal Feiras, o Vegfest 2022 começou nesta quinta (08), no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo, e segue até domingo (11). O evento reúne 119 marcas expositoras e uma grade de atrações culturais, gastronômicas e esportivas, todas gratuitas. São oferecidas, ainda, mais de 30 horas de conteúdos, comandadas por mais de 100 palestrantes entre nutricionistas, nutrólogos, ativistas, culinaristas e empreendedores durante o IX Congresso Vegetariano Brasileiro.O congresso é pago e o ingresso pode ser comprado direto no evento.
Serviço
VegFest 2022
De 8 a 11 de dezembro – das 9h às 19h
Local: Centro de Convenções do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – São Paulo/SP
Mais informações: www.vegfest.com.br
Sobre a SVB
Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegetariana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa. Por meio de campanhas, programas, convênios, eventos, pesquisa e ativismo, a SVB realiza conscientização sobre os benefícios do vegetarianismo e trabalha para aumentar o acesso da população a produtos e serviços vegetarianos. Para mais informações, acesse www.svb.org.br ou os perfis no Instagram, Facebook e Youtube.
Sobre a Francal Feiras
Promotora de eventos com capital 100% nacional, a Francal Feiras é um dos principais players do mercado de feiras de negócios e contribui não só para o desenvolvimento econômico e social dos diferentes setores em que atua por meio dos 12 eventos de seu portfólio, como também movimenta efetivamente a economia dos locais onde eles são realizados.
Movida pela mesma velocidade que afeta a sociedade de consumo e o ambiente de negócios, a Francal Feiras oferece ao mercado entregas inovadoras por meio de eventos que servem como uma importante plataforma de negócios, experiências, conexão e conhecimento para toda a cadeia produtiva. Com mais de cinco décadas de atuação, é referência no Brasil e reconhecida no exterior.
Mais informações para a imprensa:
Marcela Lage | Myrian Vallone | Teresa Silva
2PRÓ Comunicação
imprensa@francal.com.br
(11) 3030-9463 | 9404