Pessoas que estimulam o interesse de outras pessoas pelo estilo de vida vegano, por meio de seus perfis nas redes sociais, participaram de um animado debate no primeiro dia do VegFest 2022. O painel “Inspirando pessoas e salvando animais” ofereceu ótimos exemplos da comunicação vegana.
Victor Sanches, fundador do perfil Rota Vegana (@rotaveg) e um dos pioneiros na área, contou de quando começou a divulgar a cultura vegana em blogs, antes do surgimento do Facebook e das redes sociais hoje mais conhecidas. “A repercussão foi enorme. Muita gente entrava em contato para perguntar onde encontrar comidas que eu mostrava nas minhas páginas. Isso só cresce a cada dia”, lembrou.
Para Fred Zecchini, lutador de MMA e atleta da seleção brasileira de caiaque (@lutadorvegano), o veganismo foi uma revelação. “Eu era ovolactovegetariano e sentia que não evoluía no desempenho esportivo. Ao adotar a dieta vegana, saí do platô, melhorei muito meu nível físico e passei a falar do veganismo. Minha vida mudou”, disse.
Como nem tudo são flores, Larissa Maluf, diretora de comunicação da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e mediadora do painel, questionou os influencers sobre como lidam com os detratores, que surgem habitualmente para confrontar manifestações pró-veganismo. “Não só tenho haters como tiro prints dos comentários e reclamo. Mensagens como ‘vou matar uma galinha hoje’ são bastante frequentes. No Tik Tok, tenho vídeos muito xingados”, relatou Marina Castello (@PorAmor.Mari). “Mas essas pessoas não têm ideia do quanto fizeram meus vídeos subirem e alcançarem pessoas que acabaram se tornando veganas. Ou seja, sou grata a elas!”.
“Algumas pessoas acham que nós nos julgamos melhores por sermos veganos. Não é por aí, a maioria dos veganos não procura embate e nem quer ofender quem come carne. Comunicar-se de uma forma leve é extremamente importante”, afirmou a cantora Melára (@melaraoficial), produtora de conteúdo sobre a prática vegana. Ao final do encontro, Victor Sanches destacou a importância de veganos não apontarem contradições de adeptos recentes do veganismo. “Todos nós somos contraditórios. Ficar apontando defeitos dos outros pode passar a impressão de que ser vegano é impossível. Não é o que queremos”.Realizado pela SVB e com produção da Francal Feiras, o Vegfest 2022 começou nesta quinta (08), no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo, e segue até domingo (11). O evento reúne 119 marcas expositoras e uma grade de atrações culturais, gastronômicas e esportivas, todas gratuitas. São oferecidas, ainda, mais de 30 horas de conteúdos, comandadas por mais de 100 palestrantes entre nutricionistas, nutrólogos, ativistas, culinaristas e empreendedores durante o IX Congresso Vegetariano Brasileiro. O congresso é pago e o ingresso pode ser comprado direto no evento.