Uma parceria entre a Sociedade Vegetariana Brasileira, o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal e o Escape 60 vai oferecer um Escape Room sobre a vida galinhas poedeiras durante os quatro dias da Vegfest 2022 (de 8 a 11 de dezembro), das 10h às 17h, nos três primeiros dias, e das 10h às 12h, no último dia, domingo, na cidade de São Paulo. A entrada na feira vegana do Vegfest e no Escape Room são gratuitas. 

Escape Room significa sala de fuga em inglês. Quem entra nessa sala precisa resolver um enigma para encontrar a saída. Na experiência do Vegfest, desenvolvida pelo Escape 60, os participantes terão 10 minutos para decifrar códigos, achar itens escondidos e resolver enigmas sobre as galinhas poedeiras e a indústria de produção de ovos. O objetivo da atração é entreter, mas também conscientizar sobre práticas cruéis, bem como sobre a possibilidade de manter uma alimentação isenta de produtos de origem animal. 

Segundo a nutricionista e Diretora de Campanhas da Sociedade Vegetariana Brasileira, Alessandra Luglio, uma alimentação 100% à base de vegetais não somente é possível como também é comprovadamente uma das formas mais efetivas de cuidar da sua saúde. “O ovo não é um alimento completo – não tem carboidratos, fibras e diversas vitaminas e minerais – como é amplamente divulgado, nem tampouco essencial para o corpo humano. Além disso, o ovo é um alimento possivelmente alergênico por conta da albumina, uma das proteínas mais alergênicas que existem, bem como, fonte de gorduras saturadas e colesterol, nutrientes diretamente ligados ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, sendo estas, as principais causas de mortes no mundo”, relata Alessandra.

O tema foi escolhido para alertar ao público sobre a urgência de parar de se alimentar de produtos de origem animal, principalmente de ovos. Anualmente, segundo o relatório da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) 2022, 114 milhões de galinhas poedeiras são exploradas pela indústria, que as mantêm em espaços pequenos dentro de gaiolas, têm seus bicos aparados e suas penas arrancadas forçadamente, visando maximizar a produção de ovos. Além do problema inerente ao bem-estar e à vida das galinhas poedeiras, existe ainda o risco ambiental do surgimento e propagação de gripes e outras zoonoses que já estão acometendo a saúde humana.

“Muitas pessoas mudam seus hábitos quando percebem o mal que este causa. Esperamos que com esta alegoria que criamos, as pessoas possam mudar o hábito de explorar os animais. Os animais são seres sencientes, ou seja, eles também sentem dor e medo tanto quanto nós humanos” diz Taylison Santos, Diretor Executivo no Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal.

“Esse é o primeiro escape room temático que aborda o veganismo desenvolvido no Brasil. Nossa expectativa é que os visitantes tenham contato com o que acontece na indústria e que, por meio do material entregue ao final da experiência, tenham as ferramentas necessárias para realizar essa mudança”, conta Larissa Maluf, Diretora de Comunicação da Sociedade Vegetariana Brasileira, organizadora do evento com produção da Francal Feiras.

O Vegfest acontece no Centro de Convenções Anhembi e podem participar do Escape Room adultos e crianças acima de 6 anos. 

Para mais informações e entrevistas:
Valle da Mídia Assessoria de Imprensa 
Christian – (11) 99904-6632
Rodrigo – (11) 98415-5507
valledamidia@valledamidia.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *