A SVB e a Francal Feiras celebram o crescimento de 22% na VegFest 2023, evidenciando o crescente engajamento do público com o veganismo.

O VegFest 2023, um dos maiores eventos veganos das Américas, encerrou sua edição no Expo Center Norte, em São Paulo, com números surpreendentes que superaram todas as expectativas. Realizado pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) em parceria com a Francal Feiras, o evento se destacou pela diversidade de atrações e pelo crescente interesse da população pelo veganismo no Brasil.

“O Vegfest é o evento perfeito para essa grande comunidade, para quem está flertando com o mundo vegano, ou trabalha com isso, ou simplesmente tem curiosidade de saber e viver um pouco mais sobre o assunto. Isso foi o que vimos e sentimos durante esses 4 dias de um festival inesquecível. Um evento leve, divertido, acolhedor e cheio de aprendizado, conexões e comida boa”, afirma Mônica Buava, Presidente da SVB.

“O evento foi um sucesso, talvez até mais do que a gente esperava, mas o mais importante é a gente perceber que as pessoas têm cada vez mais interesse em entender melhor o movimento vegano. O VegFest serve como uma fonte de informação e de inspiração para pessoas, empreendedores e para sociedade como um todo”, complementa Ricardo Laurino, Vice-presidente da SVB.

A Feira Vegana, principal atração aberta ao público, contou com a participação de 110 marcas expositoras, abrangendo segmentos como alimentos, higiene pessoal, cosméticos, casa e decoração, moda, acessórios, vestuário e produtos para pets. Com uma visitação recorde de 8.500 pessoas, o evento registrou um crescimento notável de 22%, refletindo o engajamento crescente do mercado vegano.

“Estou muito feliz e muito animada com os resultados! O retorno que recebemos dos visitantes e dos expositores são os melhores possíveis. Sabemos que os números de visitantes superaram a edição anterior, estamos contentes com as mais de 110 empresas e as novidades e lançamentos que estas trouxeram e dos cuidados que estes tiveram com os visitantes. A educação foi o ponto forte do evento, muito conteúdo e diversidade fez com que o evento entrasse para a história. Foram quatro dias muito intensos e saímos dele com um sentimento de dever cumprido” – Valeska de Oliveira, Gerente de Negócios da Francal Feiras.

Relatos dos Expositores 

“A feira foi muito movimentada neste ano. Observamos um crescimento geral e consequentemente vendemos muito, além de captar muitos lojistas, teve bastante CNPJ que visitaram nosso estande, isso também foi positivo.” – Álvaro Gazolla, Fundador e Diretor Comercial da Vida Veg.

“Estamos surpresos com o volume de pessoas que conheceram a nossa empresa, pessoas que já são fãs e pessoas que não conheciam a marca, vieram até o estande. Tivemos um grande volume de vendas, pessoas procurando produtos que já conheciam, outros conhecendo as novidades. Esgotamos o estoque de produtos previsto para os quatro dias já no primeiro dia e tivemos que providenciar o reabastecimento para os demais” – Richard Maciel, Coordenador de Marketing e Logística da Goshen.

“Este ano foi muito bom, mostrou um grande crescimento, um local maior, estandes mais preparados. O movimento foi surpreendente. Foi possível observar um amadurecimento das empresas com produtos cada vez melhores. Isso mostra para o mercado a consolidação de que é possível comer bem, com uma comida vegana, gostosa, saborosa, nutritiva e mostra também que estamos no caminho certo. Os expositores estão muito felizes com o resultado da feira, com a divulgação. Conseguimos falar com muitos lojistas e com o consumidor final” – Tobias Biselli, CEO do Galpão Cucina e Fresco.

“Foi a nossa estreia no VegFest, e a experiência foi incrivelmente positiva. Tivemos a oportunidade de apresentar a Physalis para um público muito alinhado ao nosso perfil, resultando em quatro dias de intensa interação e numerosas visitas ao nosso estande.” – Roberta Brenner, Head de Marketing da Physalis.

O 10º Congresso Vegano Brasileiro, que reuniu mais de 100 palestrantes nacionais e internacionais, abordou temas cruciais nas áreas de gastronomia, saúde, meio ambiente, empreendedorismo, ética e direito animal. O número de congressistas alcançou a marca de 1.300, representando um impressionante crescimento de 44% em relação ao ano anterior.

“O evento foi extraordinário, bem organizado e intimista. É a segunda vez que eu venho, a primeira vez a Alana Rox me trouxe e foi muito bacana, acabei saindo daqui sócio de uma empresa, a Queijos da Terra, então dá para fazer negócio sim e hoje a minha palestra teve o objetivo de inspirar pessoas, trazendo um pouquinho da nossa história. E falar um pouco de como a gente tem feito para levar sustentabilidade para as empresas, tentando virar a chavinha de todo mundo para que a gente crie um ecossistema que permita a manutenção de vida na Terra” – Wagner Carvalho, sócio proprietário da Queijos da Terra e CEO Fundador da WE Energy.

“Hoje eu fiz uma palestra atrelada ao propósito, de como o veganismo mudou a minha vida e pode mudar a sua vida também! Para as pessoas entenderem que o veganismo não é somente uma porção de comidas maravilhosas, como vimos aqui no evento, mas pode ser uma ferramenta de mudança em nível físico, mental e espiritual” – Alana Rox, ativista, escritora e empresária.

“Este foi o melhor VegFest que eu já fui, o evento cresceu muito e eles estão dando a oportunidade das marcas pequenas mostrarem seus produtos. Foi muito divertido, comi muito. O Vegfest é a grande bandeira do veganismo, um evento que realmente faz a diferença e espero estar por aqui todos os anos e ver o veganismo crescer junto com esse evento maravilhoso” – Luisa Mell, Ativista e apresentadora.

Os dados de mercado apresentados durante o evento reforçaram a ascensão do veganismo no Brasil. Empresas de proteínas alternativas arrecadaram US$14,2 bilhões no mundo, refletindo a crescente demanda por alternativas à base de plantas. O “Programa de incentivo à pesquisa” da EMBRAPA, com um investimento de 20 milhões de dólares, destaca o compromisso do Brasil em impulsionar a inovação e o desenvolvimento de produtos veganos.

Com números expressivos, o mercado de substitutos vegetais para carne e frutos do mar atingiu R$821 milhões em vendas no varejo em 2022, representando um crescimento de 42% em relação a 2021. Essa tendência indica uma mudança significativa na preferência do consumidor em direção a opções mais saudáveis e sustentáveis.

O VegFest 2023 ofereceu uma programação extensa com atividades culturais, como uma grande homenagem a cantora Rita Lee, culinárias e esportivas ao longo dos quatro dias do evento, culminando na aguardada Balada VegFest no Teatro Mars. Entre as atrações estavam a Quadra Esportiva, Meditação, Yoga, Peça de Teatro “A Hora do Boi” e o Escape Room, que proporcionou reflexão sobre práticas cruéis na indústria do leite.

“Fiquei bem impressionado com o Vegfest, vim para homenagear a Rita Lee. Acredito que se hoje temos essa abertura e conseguimos fazer um ativismo um pouco mais aberto e um pouco melhor de uns anos atrás, a gente deve a Rita, ela foi a primeira a botar a boca no trombone e falar tudo o que ela queria. Por esse motivo estou aqui para homenageá-la”, destacou Guilherme Francini, Ilustrador e Artista Visual.

Ongs destacam o Crescimento e União:

As Organizações Não Governamentais (ONGs) desempenharam um papel fundamental e inspirador na VegFest 2023, consolidando-se como forças motrizes na promoção da proteção animal e do veganismo. Ao marcarem presença no evento, essas entidades não apenas compartilharam sua dedicação inabalável à causa, mas também forneceram uma plataforma essencial para educar, conscientizar e engajar o público sobre a importância do respeito aos animais e a adoção do veganismo. 

A diversidade de ONGs participantes refletiu a amplitude do compromisso com a causa animal, desde a defesa contra práticas crueis na indústria até iniciativas que visam promover a coexistência pacífica entre seres humanos e animais. Sua presença destacada no VegFest não apenas fortaleceu os laços entre ativistas e o público, mas também evidenciou a crescente união e colaboração necessárias para impulsionar mudanças significativas em direção a um futuro mais ético e compassivo para todos os seres vivos.

“O destaque do Vegfest foi o grande público durante a semana, me chamou muita atenção o aumento do número de empresas, propostas e produtos. Achei que a temática que eles trouxeram foi bem diversa, mostra que temas como o vegetarianismo e veganismo, fala diretamente com todas as pautas da sociedade. Percebi também mais união entre as entidades, por exemplo na proposta de pautas em prol dos animais de produção, elas têm sido muito boas, muito fortes e mostra que a gente tem um grande caminho para percorrer, mas que vai ser um passo cada vez mais sólido porque todo mundo tem um entendimento comum” – Vânia Plaza Nunes, Diretora Técnica do Fórum Animal.

“Percebemos nas interações com o público o interesse genuíno das pessoas em conhecer mais sobre a causa animal, o que pode ser comprovado pela quantidade de pessoas interessadas em se tornarem ativistas da causa. Além disso, considero como positiva a participação de diversas ongs animalistas no evento, o que contribui para a maturidade do movimento, além de elevar a causa dentro de uma esfera mais política, tendo como aliados toda a sociedade, que está realmente inclinada e engajada em cobrar mudanças positivas em prol dos animais” – Sylvia Rodrigues, Diretora de Comunicação da Alianima.

Cozinha Show: Uma Experiência de Sabor e Cultura:

A Cozinha Show do VegFest Brasil 2023 foi marcada pela presença de chefes das cinco regiões do Brasil, trazendo assim bastante diversidade, representatividade e cultura, mostrando ao público que é possível ter uma alimentação vegana, respeitando os animais e com muito sabor associado a características culturais peculiares de forma prática e possível no dia a dia. “Tivemos também apresentações internacionais provando que o veganismo vem crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo” – Mirna Ribeiro, Coordenadora do Departamento de Gastronomia da SVB.

O VegFest 2023, não apenas consolidou sua posição como um evento emblemático do veganismo, mas também destacou a crescente conscientização e aceitação desse movimento no Brasil e no mundo. 

Sobre a SVB

Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegetariana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa. Por meio de campanhas, programas, convênios, eventos, pesquisa e ativismo, a SVB realiza conscientização sobre os benefícios do vegetarianismo e trabalha para aumentar o acesso da população a produtos e serviços vegetarianos. Para mais informações, acesse www.svb.org.br ou os perfis no Instagram, Facebook e Youtube.

Sobre a Francal Feiras

Promotora de eventos com capital 100% nacional, a Francal Feiras é um dos principais players do mercado de feiras de negócios e contribui não só para o desenvolvimento econômico e social dos diferentes setores em que atua por meio dos 12 eventos de seu portfólio, como também movimenta efetivamente a economia dos locais onde eles são realizados.

Movida pela mesma velocidade que afeta a sociedade de consumo e o ambiente de negócios, a Francal Feiras oferece ao mercado entregas inovadoras por meio de eventos que servem como uma importante plataforma de negócios, experiências, conexão e conhecimento para toda a cadeia produtiva. Com mais de cinco décadas de atuação, é referência no Brasil e reconhecida no exterior.

Para mais informações e entrevistas:

Valle da Mídia Assessoria de Imprensa
Christian – (11) 99904-6632
Rodrigo – (11) 98415-5507
valledamidia@valledamidia.com.br