Como unir o sonho de ser cozinheira e poder usar o dom com a consciência social e a busca por uma vida mais saudável? A chef Regina Tchelly conseguiu isso e apresentou sua história enquanto preparava um ceviche de banana verde e um patê de banana verde na Cozinha Show, que acontece no VegFest, que prossegue até domingo (11), no Centro de Convenções Anhembi, em São Paulo.
A empreendedora social criou, em 2011, o projeto Favela Orgânica, no Rio de Janeiro, para onde migrou da cidade de Serraria, no interior da Paraíba, aos 20 anos, em busca do sonho de ser cozinheira. Mas, ao fazer o curso de culinária percebeu que não era o que realmente queria e decidiu seguir seus desejos com o projeto nas favelas da Babilônia e do Chapéu Mangueira, na zona sul carioca.
Como gosta de repetir, cozinhar tem que ser até no talo. E esse é seu projeto. Tendo como alunas alunas mães e empregadas domésticas, Regina busca orientar para o aproveitamento dos alimentos que as pessoas têm na geladeira. “É possível aproveitar tudo, sem desperdício, sem jogar cascas e sobras fora”, afirma.
Hoje, com reconhecimento internacional, a chef reúne consumo consciente ao aproveitamento integral dos alimentos e o contato com a terra, com o objetivo de compartilhar essa experiência com o máximo de pessoas.