119 marcas expositoras estão confirmadas em um dos maiores eventos veganos das Américas entre os dias 8 e 11 de dezembro, no Centro de Convenções Anhembi, em São Paulo
Nos últimos anos, a procura por alimentos, roupas e cosméticos isentos de produtos de origem animal tem crescido no mercado. O acesso à informação e a conscientização sobre a preservação do meio ambiente, empatia com os animais e cuidado com a saúde individual são fatores que impulsionam essa tendência. Hoje, de acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira, 14% da população brasileira, cerca de 30 milhões de pessoas, se declaram vegetarianas – um crescimento de 75% em relação a 2012, quando eram apenas 8%. Já a escolha de não comer carne ao menos uma vez por semana alcança 46% dos brasileiros, segundo pesquisa realizada em 2021 pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria). Ainda assim, o Brasil é um dos países que mais comem carne no mundo, o 5º no ranking mundial, com um consumo per capita de 78 kg anuais. Os dados são da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Voltado para seu público-alvo e buscando alcançar mais adeptos, o VegFest 2022 – um dos maiores eventos veganos das Américas – vai reunir nutricionistas, nutrólogos, médicos de diversas especialidades e profissionais de saúde em geral, engenheiros de alimentos e empreendedores, entre os dias 8 e 11 de dezembro, no Centro de Convenções Anhembi.. Paralelamente à Feira Vegana, vai acontecer a IX edição do Congresso Vegetariano Brasileiro, evento pago, que receberá mais de 100 palestrantes, nacionais e internacionais. Além disso, haverá uma sala exclusiva para a Plant-Based Conference, com palestras voltadas aos temas relacionados à saúde e veganismo.
Quadra Esportiva, Yoga & Acroyoga, Foot Table e Escape Room estão entre as atrações gratuitas da feira que também receberá a Cozinha Show, aberto ao público com demonstrações de pratos preparados por chefs que são referência no universo do veganismo do país e atestam a diversidade da culinária vegana, com a descoberta dos novos sabores ligados a esse movimento que não para de crescer, no Brasil e no mundo.
Realizado pela SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira com produção da Francal Feiras, a expectativa é receber mais de 10 mil participantes, entre congressistas e visitantes, que poderão conhecer centenas de produtos veganos, de mais de 100 marcas expositoras nas áreas de alimentos, higiene pessoal, cosméticos, casa e decoração, moda, acessórios e pets.
Conheça alguns produtos das marcas expositoras:
A BrownieriaV é uma microempresa artesanal, idealizada e conduzida por uma mulher. Todos os seus produtos são livres de ingredientes de origem animal. Com foco também no cuidado com o planeta e acúmulo de lixo, suas embalagens são naturais, comestíveis e compostáveis. Uma chocolateria 100% vegana que promete entregar ao público um Brownie cremoso e “chocolatudo”.
Paixão dos brasileiros, a Da Roça Biscoitos foi fundada em 1995 e, desde então, seu compromisso é oferecer um biscoito diferenciado, atendendo assim aos públicos mais exigentes no assunto. Em suas receitas são utilizados apenas ingredientes saudáveis, como o óleo de palmiste e o sal do Himalaia. O biscoito não tem gordura trans, glúten ou conservantes. Durante o VegFest, o público encontrará a linha vegana de polvilho com quatro sabores: Linhaça, Quinoa, Grãos Ancestrais e Maçã Fuji c/ Canela.
Para os ‘chocolovers’, também não faltam opções. Entre os expositores especializados no ramo está a Tnuva, pioneira no Brasil na fabricação exclusiva de chocolates sem leite ou qualquer ingrediente de origem animal e zero soja. Seu foco é atender a crescente demanda de pessoas com alergia, intolerância ou restrição ao leite que exigem produtos seguros com qualidade e sabor. Seus chocolates são produzidos com matéria-prima própria, processada desde a massa e manteiga de cacau até o produto final. Isso permite selecionar os melhores insumos e garantir a inexistência de qualquer ingrediente ou traços de origem animal. Também possuem certificado Kosher sob a supervisão da BKA. Seus produtos estão divididos nas categorias food service,frutas, bombons, tabletinhos, kids, drágeas e chocolate zero açúcar.
Ainda falando em chocolate, a Gobeche – fábrica vegana e livre de todos os principais alergênicos listados pela Anvisa – estará presente no VegFest apresentando todos os seus diferenciais. Para que se tenha uma ideia, seus produtos podem ser consumidos com segurança por alérgicos, celíacos e pessoas com restrições alimentares. Além disso, seu cacau é proveniente da floresta amazônica, cultivado de maneira sustentável no sistema agroflorestal, que preserva a floresta e não utiliza nenhum tipo de exploração animal ou humana.Sua premissa é entregar ao consumidor produtos naturais, saudáveis e deliciosos, isentos de leite de origem animal, zero glúten, zero soja, zero gordura trans, sem corantes, conservantes e livre de alergênicos.
Ser vegano vai muito além da alimentação. Trata-se de um estilo de vida, e por isso, a preocupação também passa pela escolha de acessórios, roupas, cosméticos, entre outros. Uma dessas opções é a Jolly Roger Acessórios, especializada em acessórios sustentáveis em fibra vegetal de celulose. O portfólio da marca tem bolsas, cintos, belt bags, chaveiros, carteiras e porta-cartões, para se vestir com estilo e consciência.
Para quem busca por cuidados com a pele, a GAIA Cosméticos – marca 100% vegana – prioriza o uso de matérias-primas de cultivo biodinâmico, extração sustentável e embalagens de vidro, alumínio e papel. Fundada em 2019, a empresa nasceu da necessidade de entregar cosméticos naturais que pensassem em peles mais sensíveis. Hoje, a marca conta com linha completa de cuidados para a pele e para os cabelos. O mais recente lançamento é a linha de sólidos capilares, com três shampoos e três condicionadores, seguindo os princípios do low-poo para as fórmulas. Construída com base na sustentabilidade, todo o processo, inclusive a escolha de fornecedores, é feito e criado visando uma produção mais limpa, sem descartes e com o menor prejuízo ambiental possível. Sua missão é criar cosméticos simples, com composições enxutas e matérias-primas gentis para a pele, sem exploração animal.
Criado em 2017 com a ideia de reinventar a culinária italiana, o Galpão Cucina tem 20 opções de alimentos à base de vegetais no portfólio, produzidos com mesma técnica italiana que existe na produção de laticínios, porém reformulada para o uso em produtos vegetais. O queijo, que normalmente é maturado, passa a ser fermentado. Os processos são um pouco mais complexos que de outros produtos do mercado e o ganho que se tem com isso são versões nobres com destaque no sabor e textura. Entre os 20 produtos da empresa, estão os queijos (Cheddar, Mozzarella e Parmesão de Amêndoas), manteigas, Boursin Vegetal com mix de ervas, crema di chèvre, linha de iogurte de coco, leite condensado, pepperoni, calabresa, bacon, creme de leite, presunto, carnes vegetais diferenciadas, como salsicha, camarão, frango e peixe.
Para quem é intolerante ou alérgico ao glúten, qualquer contato com produtos que contêm esses ingredientes em sua formulação podem causar grandes males à saúde. Responsável pelas propriedades viscoelásticas das massas na produção alimentícia, pode ser encontrado no trigo, no centeio e na cevada e provocar sintomas gastrointestinais e sistêmicos, como: doença celíaca, sensibilidade ao glúten não-celíaca (GNC), ataxia de glúten e dermatite herpetiforme. Diante desse cenário, nasceu a Celivita Glúten Free que produz snacks totalmente isentos de glúten, leite, soja e seus derivados. É hoje, a quarta empresa brasileira a receber a certificação de organização glúten-free (GFCO), além de contar com os certificados Kosher (BDK) e “Eureciclo”, para garantir a ausência de glúten e lactose em toda a produção, proporcionando snacks saborosos e seguros para todos da família. Dentre seu vasto catálogo de produtos saudáveis, todos os biscoitos doces, os grissinis e os biscoitos salgados de tomate e manjericão e de cebola e salsa compõem sua linha vegana.
Os produtos ultra naturais da DARVORE Cosméticos estarão presentes no VegFest. Desenvolvidos para levar a bioeconomia da Amazônia a níveis mais altos, eles incorporam a pesquisa científica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo. Assim, a empresa combina óleos e manteigas da Amazônia com a mais avançada nanotecnologia, preservando as propriedades dos bioativos para oferecer saúde e beleza para peles saudáveis e florestas vivas. Para Andrea Waichman, doutora em biologia tropical e sócia da Darvore, a criação e o lançamento dos cosméticos nanoformulados mostra a possibilidade real de desenvolvimento da bioeconomia da região, investindo em pesquisa, uso de tecnologia de ponta no aproveitamento da biodiversidade amazônica e agregação de valor aos produtos da floresta a fim de promover a sua conservação: “Nossa preocupação é não apenas levar uma nova experiência aos consumidores, mas ter o cuidado com nossa floresta, as comunidades e a sustentabilidade em todo o processo de produção dos cosméticos”.
Trazendo pela primeira vez almôndegas e kibes 100% planted base, da linha NotMeat, a NotCo estará presente no VegFest com uma bike em seu estande para servir seus produtos aos visitantes. “Queremos reforçar a mensagem de que podemos continuar consumindo nossas receitas favoritas com familiares e amigos sem depender dos animais e, ao mesmo tempo, mantendo a suculência, textura e aroma dos ingredientes da carne de origem animal”, conta Vanessa Giangiacomo, head de Marketing da foodtech. NotChickenzitos, pedacinhos de frango vegetal empanados, e linha clássica de leite à base de plantas, o NotMilk High Protein, também estarão à disposição para a degustação. “É um ótimo local para mostrarmos apoio a profissionais que são essenciais ao mercado plant based”, complementa Daniela Reis, Trade Marketing Manager da NotCo.
A Paixão Vegan nasceu em 2016, quando o casal Aline Nunes e Thiago Ferreira iniciaram a transição para o veganismo. Vendendo nas universidades onde eles estudavam e em feiras de rua, o casal logo percebeu a grande demanda por salgadinhos veganos e decidiu investir no negócio. Adiando os planos para a festa de casamento, Aline e Thiago construíram a primeira fábrica de salgados veganos do Rio de Janeiro e fecharam parcerias com diversas lojas, restaurantes e forneceram para grandes nomes como Xuxa e Anitta. Atualmente possuem mais de 200 pontos de venda no RJ e atuação em diversos ramos como revendas para empórios e lanchonetes, encomendas para festa, buffet e estão para inaugurar o primeiro ponto físico em 2023 na Tijuca (RJ).
Pioneira em sorvetes 100% vegetais e produzidos a partir do inhame, a Yamo lançou recentemente uma linha de leites feitos 100% à base de vegetais e em três sabores: integral (à base de castanhas de cajú), coco e chocolate, todos produzidos a partir do inhame. A foodtech levou para casa, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio de “produto mais inovador da América do Sul”, desenvolvido pelo FI Innovation Awards e Food Ingridients South America (FISA). Em 2021 receberam o prêmio com sorvetes e, agora, em 2022 com a bebida vegetal.
Pela primeira vez em uma feira vegana, a La Tero Cogumelos estará no VegFest com suas massas artesanais até hambúrgueres, quibes e esfihas preparadas com cogumelos in natura. Sediada em Jaguariúna, no interior de São Paulo, a empresa pretende apresentar as diversas possibilidades de produtos feitos com os cogumelos de sua produção. Os destaques das massas ficarão por conta do Manicaretti e o Rondeli de Shitake.
A Tal da Castanha, marca brasileira e pioneira na produção e comercialização de bebidas naturais de origem vegetal, marca presença no VegFest 2022 com uma programação e um cardápio desenvolvido exclusivamente para o evento. “Nós temos um portfólio de produtos que está estritamente ligado às escolhas éticas, saudáveis, sustentáveis e socialmente justas”, diz Felipe Carvalho, que junto com seu irmão Rodrigo Carvalho gerenciam a Positive Company. Os participantes terão a chance de conhecer todo o portfólio da marca, participar de degustações e poderão aproveitar para garantir alguns produtos com condições especiais, a exemplo dos lançamentos do ano, como o creme de amêndoas formulado para substituir o tradicional creme de leite e duas opções de bebidas prontas que misturam café com leite e cappuccino. O chef vegano e influenciador Leo Kazuya do @roledevegano estará presente no estande da empresa no sábado, dia 10, a partir das 16h Ele vai interagir com o público mostrando como é possível incluir os produtos em diferentes preparos.
A MUN é referência na produção, distribuição e disseminação do Tempê no Brasil. O Tempê é um alimento típico da Indonésia feito de grãos integrais cozidos e do fermento natural Rhizopus Oligosporus. O resultado é um produto fermentado com alto teor de proteínas e fibras. Localizada no centro de São Paulo, a empresa atua no mercado brasileiro de alimentação saudável, fabricando proteína sustentável e alimentos que proporcionam experiências saborosas, sustentáveis e 100% vegetais, respeitando as pessoas e o planeta.
Nascido de um projeto inicial de plantio de feijão orgânico e da criação de um espaço rural para a prática de Yoga, a associação Santuário Vale da Rainha, que estará no VegFest 2022, se tornou um trabalho de resgate e de educação. Durante o evento, a associação irá apresentar seu trabalho em Camanducaia (Minas Gerais) e em Cunha (São Paulo), que consta de uma série de programas educacionais (presencial e online) para resgatar e socorrer animais da região que eram vítimas de maus-tratos, principalmente equinos e animais ditos “de produção”, como bois, vacas, porcos e cabras, explorados pela pecuária de corte e de leite.
Lançado em agosto pela Ajinomoto do Brasil, o TERRANO® Veggie Burger, primeiro produto à base de plantas da empresa, poderá ser degustado no VegFest. Focado nos públicos “flexitariano”, vegetariano e vegano, o hambúrguer ainda será destaque de dois pratos na Cozinha Show. “Ele é uma mistura feita de vegetais, com ótimo valor nutritivo, fonte de proteínas 100% vegetais, fibras e zero colesterol. Identificamos a necessidade de variação de cardápio para quem busca uma alimentação com proteína vegetal e ele pode ser utilizado para preparar diversas receitas”, destaca a gerente de marketing da marca, Adriana Maistro.
A biO2 estará presente no VegFest apresentando os mais de 80 itens que compõem os produtos da marca. Os grandes lançamentos, como a linha biO2 Lightness, com barras e shakes com proteína e fibras também poderão ser degustados. “É a feira vegana mais importante do setor e, a cada ano, ampliamos nossa presença e apresentamos as novidades especiais, que priorizam o estilo de vida com alimentos plant-based. Com o objetivo de ampliar nossa rede de relacionamento com os consumidores e mostrar a crescente gama de produtos à base de plantas”, afirma Leandro Farkuh, diretor da biO2.
A PetVegan, empresa especializada em produtos veganos para pets, apresentará, durante o VegFest seus produtos naturais e veggies, que prezam pela saúde e qualidade de vida dos animais de estimação. São diversos sabores de bifinhos e snacks para cães e também a coleiras repelente de Erva de Santa Maria & Neem, um produto que age de forma eficiente, sem agredir os pets e sem utilizar ingredientes que envolvam qualquer tipo de veneno. Todos os bifinhos e snacks PetVegan são glúten free, enriquecidos com linhaça, veganos, ricos em fibras e Ômega 3 e 6, zero sal, açúcar ou corantes e possuem sabores funcionais, ou seja, saúde com sabor! Além de conservante natural de alecrim! E o grande destaque: os sabores Banana & Aveia e Abóbora & Coco contém probióticos (suplementos gerados por bacillus vivos que auxiliam para intestino saudável e melhor absorção dos nutrientes). A linha de snacks é completada por mais 4 sabores: Maracujá & Camomila, Maçã, Cranberry e Alfarroba & Melaço, este último com sabor de chocolate.
Mais informações da programação acesse link
Serviço
Vegfest 2022
De 8 a 11 de dezembro – das 9h às 19h
Local: Centro de Convenções do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – São Paulo/SP
Mais informações: www.vegfest.com.br
Sobre a SVB
Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegetariana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa. Por meio de campanhas, programas, convênios, eventos, pesquisa e ativismo, a SVB realiza conscientização sobre os benefícios do vegetarianismo e trabalha para aumentar o acesso da população a produtos e serviços vegetarianos. Para mais informações, acesse www.svb.org.br ou os perfis no Instagram, Facebook e Youtube.
Sobre a Francal Feiras
Promotora de eventos com capital 100% nacional, a Francal Feiras é um dos principais players do mercado de feiras de negócios e contribui não só para o desenvolvimento econômico e social dos diferentes setores em que atua por meio dos 12 eventos de seu portfólio, como também movimenta efetivamente a economia dos locais onde eles são realizados.
Movida pela mesma velocidade que afeta a sociedade de consumo e o ambiente de negócios, a Francal Feiras oferece ao mercado entregas inovadoras por meio de eventos que servem como uma importante plataforma de negócios, experiências, conexão e conhecimento para toda a cadeia produtiva. Com mais de cinco décadas de atuação, é referência no Brasil e reconhecida no exterior.
Mais informações para a imprensa:
Marcela Lage | Myrian Vallone | Teresa Silva
2PRÓ Comunicação
imprensa@francal.com.br
11-3030-9463 | 9404