“Hoje aqui no final dessa aula eu vou fazer com vocês um desencapetamento da carne”. A aula no caso era uma receita de produção de queijo polenguinho vegano, à base de castanhas. E o “desencapetamento” foi a parte bem humorada do evento da Cozinha Show, no VegFest 2022, apresentado pelo youtuber Flavio Giusti, no Centro de Convenções Anhembi.

Aliás, Giusti se apresenta como palhaço, ator, projetista, designer gráfico e o “primeiro youtuber de culinária vegana do Brasil”. Ele afirma que está há 30 anos “sem carne” e há 11 como vegano. Seu canal do Youtube, o VegetariRango, tem mais de 460 mil inscritos.

Só pode chamar de queijo o que é fermentado. Esse é o primeiro aviso que Flávio transmite à plateia, que lotou a Cozinha Show na tarde deste sábado (10). Por isso ele recomenda que a castanha-do-pará usada como base da receita do polenguinho vegano tem de ficar de molho durante alguns dias como início do processo de fermentação.

Para a receita, o youtuber usou, além de castanhas, uma colher de sopa de missô (pasta fermentada de soja), água, um envelope (embalagem sachê) de probiótico (“comprado em farmácia”), uma colher e meia de Agar Agar (produto à base de alga que possui propriedade espessante, gelificante e estabilizante), sal a gosto e, por fim, um terço de xícara de óleo de coco sem sabor.

Com esses ingredientes, ele misturou tudo no liquidificador, sem dar muita importância a método, cuidado ou atenção. O que valia, na verdade, era fazer a plateia descontrair. E assim foi feito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *