Meet the specialists, activists, and professionals who will share their experiences, research, and stories to transform the future of food, health, and the planet.
Who inspires Vegfest 2025
Meet the specialists, activists, and professionals who will share their experiences, research, and stories to transform the future of food, health, and the planet.
Comunicadora, ativista e empreendedora à frente de projetos que unem alimentação plant-based, espiritualidade, sustentabilidade e bem-estar natural. Autora de dois livros best-sellers pela Globo Livros — Diário de uma Vegana — foi também apresentadora do primeiro programa de TV vegano do mundo, exibido pelo canal GNT. Fundadora do restaurante Purana e idealizadora do retiro NaturalMente, que dá nome também ao seu podcast, Alana compartilha sua jornada de consciência e cura por meio de conteúdos profundos e inspiradores. Celebra um estilo de vida livre de crueldade e conectado à natureza.
Nutricionista (CRN 3 6893), diretora do departamento de saúde e nutrição da SVB. Especialista em Economia Circular.
Atleta olímpica de levantamento de peso e medalhista mundial.
Ativista e empreendedora à frente de projetos que unem alimentação plant-based, espiritualidade, sustentabilidade e bem-estar natural. Autora de dois livros best-sellers pela Globo Livros — Diário de uma Vegana — foi também apresentadora do primeiro programa de TV vegano do mundo, exibido pelo canal GNT.
Fundadora do restaurante Purana e idealizadora do retiro NaturalMente, que dá nome também ao seu podcast, Alana compartilha sua jornada de consciência e cura por meio de conteúdos profundos e inspiradores.
Celebra um estilo de vida livre de crueldade e conectado à natureza.missão de Direito dos Animais, Diretora Jurídica do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, Diretora Jurídica do GRAD, Especialista em Direito Animal.
Fundador da Vida Veg: o maior laticínio vegano do país, com 50 produtos em 6 mil pontos de venda em todo o Brasil.
Graduação em Administração e mestrado em Gestão estratégica, marketing e inovação pela Universidade Federal de Lavras.
Foi eleito empreendedor do ano pela Ernst & Young em 2021.
Autor Best-Seller do livro “”Negócios com propósito: impacto e lucro lado a lado””.
Fundador do Clube de Empreendedores com Propósito.
Mentor de empreendedores.
Doutorado em Direito (Universidade Federal do Rio de Janeiro e Münster Universität – setembro 2025), com financiamento CAPES e DAAD. Mestrado em Direito Constitucional (PUC-SP). Pós-graduação em Direito Animal (Universidade de Lisboa). Coordenadora acadêmica do CEAA (Centro de Estudos sobre Animais e o Antropoceno).
Doutor e Mestre em Bioética. Pós-Graduado em “Animais e Sociedade” e “Direito dos Animais”. Graduado em Ciências Biológicas e em Direito. Advogado, Professor Universitário, Diretor Jurídica da ANAA e Vice-Presidente da Comissão Especial de Proteção e Defesa dos Animais da OAB/DF.
Vegana, psicóloga e palestrante, especialista em Gestalt-terapia, focada no atendimento ao público vegano visando contexto social de um mundo não vegano. Criadora de conteúdo focado para este público através da página @biancapsivegana
Pai da Irina, Isabela e Gabriela, 3 veganinhas. É médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e possui Residência Médica em Pediatria e Neonatologia também pela FMUSP.
Médico homeopata certificado pelo Centre d’Enseignement et de Développement de l’Homéopathie (Paris).
Segue e estuda a alimentação Plant-Based há mais de 10 anos, sendo especializado no atendimento de famílias vegetarianas e veganas.
Professor da pós graduação de Nutrição e Medicina vegetariana da Plenitude Educação.
Médico do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein
Diretora da Animal Equality Brasil, onde lidera campanhas nacionais e internacionais em defesa dos animais criados para alimentação humana. Com experiência em advocacy, atua para influenciar políticas públicas e práticas corporativas. Formada em Letras, com mestrado em relações internacionais ( ambos na PUC-Rio) , Carla também é doutora em Ciências Jurídicas e Sociais pelo PPGSD na Universidade Federal Fluminense. Possui duas certificações em gestão de mudanças pelo HUCMI e uma certificação avançada em gestão de conflitos pela Universidade de Uppsala.
Empresária, ativista e defensora dos direitos animais. Sócia do Pop Vegan Food, empresa de São Paulo conhecida por oferecer comida vegana acessível e inclusiva, Carol tem como propósito democratizar o veganismo, tornando-o viável para todas as pessoas, independentemente de classe social.
Além de sua atuação no campo da alimentação, Carol também se engaja em causas sociais e ambientais, levando o ativismo para além da cozinha — seja no apoio a projetos de justiça social, seja na luta pelos direitos animais e pela construção de um mundo mais ético.
Sua trajetória empreendedora e ativista mostra como é possível unir propósito, impacto social e gestão de negócios na construção de um movimento vegano mais inclusivo e transformador.”
Vegana, psicóloga e palestrante, especialista em Gestalt-terapia, focada no atendimento ao público vegano visando contexto social de um mundo não vegano. Criadora de conteúdo focado para este público através da página @biancapsivegana
Nutricionista (CRN-3: 83085) e biomédica, com mais de oito anos de experiência na área da saúde. Atuo promovendo saúde e qualidade de vida por meio da alimentação. Especializada no atendimento de pessoas que desejam adotar ou transitar para uma alimentação vegetariana ou reduzir o consumo de alimentos de origem animal. Capacitada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), onde também atuo como voluntária no Departamento de Saúde e Nutrição, contribuindo com projetos como o Guia de Nutrição Esportiva Vegana e a campanha Segunda Sem Carne.
É fundador e infoativista do Vista-se – o maior portal vegano da América Latina –, foi colunista do portal de notícias da Record TV, o R7, por três anos. Foi convidado por duas vezes para falar sobre veganismo na Câmara dos Deputados, no Congresso Nacional. É também autor do livro Nenhum Animal Merece Ser Considerado Um Ingrediente (compre aqui) e apresentador no canal oficial do portal Vista-se no YouTube, que leva seu nome. Em 2022, recebeu a honraria Diploma do Mérito Ecológico, oferecida por sua cidade natal, Vinhedo-SP. Foi palestrante do primeiro TEDxCampinas, realizado em março de 2018 (assista aqui). Biografia completa: www.fabio.co/bio
Confundador da Avante Food System, Blumos Distribuidora e criador das Proteínas Culinárias Carnevale.
Nutricionista e professor, especialista em Nutrição Esportiva e Vegetariana. Autor do Guia de Nutrição Esportiva (SVB, 2024).
Diretor de Relações Governamentais e Políticas Públicas da Mercy For Animals no Brasil. Mestre em Relações Internacionais, já atuou como pesquisador e como professor em cursos de graduação e especialização. Possui também capacitações em Advocacy, especialização em Comunicação e MBA em Liderança e Gestão.
É fisiculturista profissional, nutricionista e comunicador apaixonado por performance, saúde e propósito.
Nutricionista especializada em alimentação vegetariana e estilo de vida vegano, professora da pós graduação em Nutrição Vegetariana da Plenitude (SVB), palestrante e criadora de conteúdos sobre saude integrada, consciência alimentar e pessoal, e uma nova visão de futuro.
Nutricionista. Pós graduado em fisiologia do exercício e nutrição clínica funcional. Especialista em avaliação metabólica e interpretação de exames lab. Membro do departamento de saúde esportes da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). Nutricionista das seleções brasileiras de base de natação (CBDA). Ex-atleta prof. de natação.
Arquiteto e contador de histórias. Em 1996, aos 50 anos, deixou de consumir todos os tipos de carnes. Em 2012 tornou-se vegano. Em março de 2017, criou a página Vovô Vegano no Facebook e, em abril de 2018, criou o perfil Vovô Vegano no Instagram.
Possui uma década de experiência conduzindo pesquisas sobre estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Suas áreas de expertise incluem sistemas alimentares sustentáveis, soluções baseadas na natureza e resiliência urbana. Julia é doutora em Arquitetura e Urbanismo, bacharel em Gestão e Análise Ambiental e especialista em Meio Ambiente e Sustentabilidade.
Médica, com pós graduação em Nutrologia, dedicada à saúde metabólica e nutrição baseada em evidências. Atua com abordagem individualizada, acompanhamento de vegetarianos e veganos, com foco em bem-estar e longevidade.
Médica Endocrinologista, Mestre e Doutora pela Unicamp.
Ex-Professora do Curso de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic, PUC-Campinas e Unicamp.
Ex-Vice-presidente da Associação Brasileira dos Médicos Vegetarianos (ABMV).
Professora do Curso de Pós Graduação em Nutrição Vegetariana A Plenitude/SVB.
Autora dos livros “”Soja – o guia definitivo”” e “”Fazendo as pazes com o doce”.
Médico do Esporte, médico e sócio da clínica Espaço Volpi, professor de pós-graduação em Medicina Esportiva, Bioquímica e Metabolômica no Instituto Pacileo.
Médica, Pediatra, Endócrino Pediatra
e Nutróloga Pediátrica. Atua no atendimento de crianças e famílias vegetarianas há mais de 10 anos.
Médica, Pediatra, Endócrino Pediatra
Fundador e presidente da ong os animais importam e Ativista em defesa pelos animais ha mais de 19 anos. Formado em Relações Internacionais e Direito, especializando-se em Direitos Animais e Direito Público.
Teve papel preponderante em ações judiciais e negociações de grande repercussão , como o resgate dos beagles em 2013, a suspensão da exportação de gado vivo pelo Porto de Santos, a transferência de animais de zoológicos para santuários, a proibição de dezenas de rodeios no estado de São Paulo e projeto acorrentados que ja retirou mais de 30 animais de situação de maus tratos.
Economista, consultor e escritor. Entre outros prêmios literários, foi vencedor do Frapa e 2º lugar no Guiões de Portugal. Possui 10 livros publicados (ou talvez mais). No ativismo, atua pela causa animal como voluntário da SVB, MFA, Animal Equality, Sinergia e é community builder do Altruismo Eficaz e do Plant Based Treaty
Médico Clínico Geral (Medicina pela UERJ e residência na USP).
Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Cientista de Inteligência Artificial em Saúde da National Library of Medicine (National Institutes of Health), EUA, por 15 anos, com mais de 100 publicações nessa área.
Doutor em Informática Biomédica pela Universidade de Utah, EUA.
Fellow do American College of Medical Informatics, EUA.
Membro Médico do American College of Lifestyle Medicine, EUA.
Certificado em Medicina do Estilo de Vida pela International Board of in Lifestyle Medicine.
Certificado em nutrição plant-based pela Cornell and T. Colin Campbell Center for Nutrition Studies, Universidade de Cornell.
Presidente da Sea Shepherd Brasil. Formada e pós graduada em Comunicação e Ciências Sociais pela ESPM, e formada em Filosofia e Relações Internacionais pela Open University UK, sua missão é fazer a ponte entre pessoas e o planeta. Nathalie trabalhou 17 anos com estratégia de negócios para as maiores corporações do mundo, no Brasil e na Inglaterra. Após meses como marinheira a bordo de um dos navios da Sea Shepherd, há 5 anos direciona sua expertise para onde a estratégia é mais necessária no mundo: para o ativismo e o planeta. Hoje Presidente da Sea Shepherd Brasil, contribuiu para a criação das cinco campanhas ativas da organização no Brasil e segue desenvolvendo um movimento apaixonado em prol do oceano.
Coordenadora e porta-voz do Não Exporte Vidas, movimento nacional que luta pelo fim das exportações de animais vivos no Brasil.
Ativista, atriz e co-vereadora no mandato coletivo Mulheres por + Direitos (PSOL) em São Caetano do Sul.
Bióloga, Mestra em Educação e Ciência, Doutora em Sociedade e Meio ambiente. Coordenadora do Observatório de Justiça Ecológica da UFSC. Autora dos livros “Educação ou adestramento ambiental?”, “Amigo Animal-reflexões interdisciplinares sobre educação e meio ambiente: animais, ética, dieta, saúde, paradigmas”, “Jornalismo Especista -textos e fragmentos de olhares sobre os animais não humanos na mídia”, e “Animais como modelos experimentais- ima visão abolicionista transdisciplinar”.
Fundadora da Flor Brasil Cosméticos Naturais, Engenheira Ambiental, mãe e empreendedora, atua em busca da preservação ambiental através de suas empresas e de movimentos voluntários.
Artista, atriz, bailarina, contorcionista e cantora, Renata trabalha também como criadora de conteúdo digital desde 2014 e mostra como alinha o veganismo a sua rotina de treinos, faculdade e preparação artística.
Residência em Medicina do Exercício e Esporte pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Curso de Avaliação Metabólica e Nutricional com Ênfase em Interpretação de Exames: Do Onívoro ao Vegetariano ( Dr. Eric Slywitch). Médico concursado no SUS – atua na Atenção Primária, com foco em Prevenção e Promoção da Saúde.
Bacharel e mestre em nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em saúde da família e comunidade (UNIVALI)
Pós-graduada em nutrição funcional (Unicsul/VP)
Pós-graduada em fitoterapia funcional (Unicsul/VP)
Pós-graduada em nutrição e medicina vegetariana (Plenitude educação)
Pós-graduanda em gastroenterologia funcional (Plenitude educação)
Professora, palestrante e nutricionista clínica com foco de atuação em nutrição vegetariana, gastroenterologisa e saúde da mulher”
Formado em Ciências Biológicas pela UFJF -Universidade Federal de Juiz de Fora/MG, Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora/MG, Mestre em Ecologia pela Universidade de Brasilia – UnB, autor do livro Serpentes Peçonhentas Brasileiras publicado pela editora Atheneu, Analista Ambiental do Ibama desde 2002 onde na Diretoria de Fauna e Recursos Pesqueiros foi corresponsável pela elaboração e implantação do SisPass (sistema de gestao e monitoramento da criação de Passeriformes) como também pelo projeto Cetas Brasil que elevou para 23 o número de Centros de Triagem de Animais Silvestres do Ibama. É Agente Ambiental Federal do Ibama desde 2004 com mais de 1.200 autos de infração lavrados com mais de 20.000 animais apreendidos/resgatados. Por duas vezes foi Coordenador de Operações e Fiscalização do Ibama (2008 a 2012 e 2016 a 2019), sendo que no primeiro período a taxa de desmatamento da amazônia atingiu um dos mais baixos índices. Também é um dos idealizadores do GEF – Grupo Especial de Fiscalização tendo sido seu coordenador de 2014 a 2019 e permanece integrando o grupo. Coordenou as ações de fiscalização de animais em circo o que resultou na eliminação nacional deste tipo de exploração. Possui cursos operacionais ministrados pela PRF, GT3, além de cursos de combate a crimes ambientais pela PF e FWS/US. Foi Professor de Zoologia do Curso Pré Universitário em Juiz de Fora/MG, Professor de Biologia e Ciências no Colégio de Aplicação “João XXIII” da UFJF e Professor do Curso de Ciências Biológicas da Faculdade JK em Brasília. É instrutor de Fiscalização de Fauna do Ibama e, também, de técnicas operacionais e IMPO – Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo.
Comunicólogo, mestre em engenharia de produção, pesquisador, artista plástico, fundador e presidente do Instituto Vida Livre, que trabalha com conservação, reabilitação e soltura de animais silvestres no Rio de Janeiro, que também desenvolve pesquisa científica, projetos de impacto social e advocacy
Nutricionista com 10 anos de experiência em consultório; mestre e doutora em Nutrição Humana pela UnB, especialista em nutrição esportiva, nutrição clínica e em educação alimentar e nutricional; docente da Universidade do Distrito Federal; vegetariana desde sempre e vegana há 5 anos.”
Nutricionista, pós graduada em Nutrição Materno Infantil; Mestre em Ciências da Nutrição e Esporte e Metabolismo pela Unicamp; Especialista em alimentação vegetariana e plant-based, semiologia nutricional, interpretação de exames laboratoriais e modulação intestinal; Coordenadora do departamento de Saúde e Nutrição da SVB. Professora de Nutrição Vegetariana nos ciclos da vida
Nutricionista pela São Camilo/SP. Pós graduada em Nutrição Esportiva pela USP/SP. Formação em Nutrição e Endurance SNE/SP. Capacitação em Atendimento à Vegetarianos pela SVB.
Nutricionista com foco em Obesidade e Nutrição Comportamental, Mestrando em Ciências da Saúde.
Primeiro artista brasileiro a se destacar na música através da internet, com milhões de plays, seus sucessos se tornaram clássicos da música brasileira.
Vinicius Cardoso de Abreu, conhecido artisticamente como D’black, é um cantor, compositor e ator brasileiro nascido em 14 de dezembro de 1984, do bairro de Jacarepaguá no Rio de Janeiro.
Desde cedo, demonstrou paixão pelas artes, iniciando sua jornada musical aos 10 anos no coral da escola, na adolescência participou de grupos musicais e mais tarde ingressou na Escola de Música Villa-Lobos, onde estudou canto e piano.
Em 2005, lançou seu primeiro álbum, “”Soul Brasileiro””, adotando o nome artístico D’black. A música “”Sem Ar”” gravada voz e piano foi sendo compartilhada organicamente pela internet e ganhou notoriedade nacional. Três anos depois “”Sem Ar”” também se tornou sucesso nas rádios e na televisão, junto com a música “”1 Minuto”” gravada em parceria com a cantora Negra Li e consolidou D’black como o primeiro artista brasileiro a se destacar na música através da internet.
Todo o sucesso nacional levou D’black a cantar em países como Angola onde atua com shows e lançamentos a mais de 15 anos, no Japão onde se apresentou em várias cidades e na Rússia onde foi convidado a representar o Brasil em uma espécie de campeonato mundial de canto.
Paralelamente à música, D’black explorou a atuação, protagonizando o filme “”Maré, Nossa História de Amor”” (2008). Na televisão, participou da novela “”Dance, Dance, Dance”” (2007) e integrou diversos reality shows como “”Popstars”” um dos primeiros realitys brasileiros onde foi finalista, “”Power Couple Brasil”” (2018) com Guga Liberato, “”Canta Comigo”” onde atuou como jurado no programa por 4 temporadas, “”The Voice Brasil”” (2017) onde foi vice campeão e o “”Dancing Brasil”” (2019) apresentado por Xuxa onde foi campeão graças a sua primeira profissão como professor de dança de salão.
D’black é vegano e faz parte da sociedade vegetariana brasileira (SVB) contribuindo como palestrante, também é padrinho do projeto social “”Fazer o Bem nos Faz Bem”” que atua na transformação social de famílias do seu bairro de origem desde 2021.
Em 2025, D’black comemora 20 anos de carreira, mantendo uma presença ativa nas redes sociais compartilhando mensagens de amor e lançando novos projetos musicais que refletem sua diversidade artística e o compromisso com a música brasileira.
Instagram @viniciusdblack
YouTube @cantordblack
TikTok @ocantordblack
Email: seteblackproducoes@gmail.com
+55 (21) 9 8073-7783″
Doutorando (UFPR) e Mestre (UFBA) em Direito Animal. Advogado, Consultor e Professor.
Ativista dos direitos animais desde 2012 quando se tornou embaixadora da Segunda Sem Carne. Desde então, participa de campanhas em prol dos animais através da Sociedade Vegetariana Brasileira, onde trabalhou como responsável pelo departamento de Relacionamento Artístico, recrutando mais de 200 artistas e influencers para campanhas da casa.
Nutricionista. Coordenadora da Pós graduação em Nutrição Vegetariana (Plenitude Educação/SVB). Mestre e especialista em Saúde Coletiva.
Pós graduada em Nutrição Clínica, Fitoterapia e Nutrição Materno Infantil.
Pós graduanda em Gastroenterologia Funcional
Atendimento a pacientes vegetarianos há mais de 15 anos.
Coord. da área materno-infantil da SVB.
Autora do Livro: Nutrição Vegetariana e Plant-based (Ed. Plenitude).
Um dos maiores defensores da vida marinha do nosso tempo. Foi um dos fundadores e diretores do Greenpeace e, em 1977, criou a Sea Shepherd Conservation Society. Renomado ambientalista, ativista, escritor, palestrante e capitão, recebeu inúmeros reconhecimentos internacionais por sua dedicação incansável ao oceano e ao planeta.
Sua coragem em confrontar a destruição marinha também o levou a prisões políticas — a mais recente, na Groenlândia, ganhou repercussão mundial ao expor a ilegalidade da perseguição movida pelo Japão. O caso resultou na retirada definitiva de seu nome da lista da Interpol.
Entre suas homenagens, estão o Genesis Award pelo conjunto da obra (1998), a eleição pela Time Magazine como um dos 20 Maiores Heróis Ambientais do Século XX (2000), a inclusão no Animal Rights Hall of Fame em Washington (2002) e o Prêmio da Paz da Amazônia concedido pelo presidente do Equador (2007). Em 2012, tornou-se apenas a segunda pessoa, depois de Jacques Cousteau, a receber o prestigioso Prêmio Jules Verne.
Em 2022, fundou a Captain Paul Watson Foundation, com a qual segue na linha de frente pela conservação da vida marinha, ao lado das poucas Sea Shepherd que ainda permanecem fiéis à sua missão — entre elas, a Sea Shepherd Brasil, da qual é fundador e diretor.
Apaixonada pela natureza e especialmente por animais desde a infância, Juliana M Ferreira é Diretora Executiva da divisão da Freeland para a América do Sul (www.freeland.org.br) e lidera os projetos de enfrentamento ao tráfico de espécies silvestres para a região. É formada em Ciências Biológicas com mestrado e doutorado em Biologia (Genética), e foi voluntária/cientista visitante no US FWS National Forensics Laboratory. Foi nomeada TED Fellow e Senior Fellow, Exploradora Emergente da National Geographic, recebeu o prêmio categoria Coragem, de reconhecimento para mulheres em Ciência e Exploração da organização Wings World Quest, e o prêmio Parcerias pela Conservação, da Interpol. Atualmente também faz parte e da Comissão da Lancet-PPATS para prevenção de spillovers virais e do Grupo Diretivo da End Wildlife Crime Initiative (https://endwildlifecrime.org/)
Mestre em Direito (UNISINOS). Especialista em Direito Animal (ESMAFE). Pós-graduada em Direito (EMAP). Pesquisadora do GFRONTE Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), CNPq (Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Fronteiras do Direito). Graduada em Direito (Unipar). Advogada.
Formada em Relações Públicas e com mais de 15 anos de atuação na área de comunicação e atualmente, Gerente de Campanhas e Políticas Alimentares na Sociedade Vegetariana Brasileira, onde lidera projetos como Opção Vegana e Segunda Sem Carne, iniciativas junto ao setor público e privado com foco na diversificação das fontes de proteína na alimentação e na transformação de sistemas alimentares para mais justos, saudáveis, resilientes e sustentáveis.