Planejamento é chave para a adoção de uma dieta saudável
22 de março de 2024

Adotar uma dieta saudável no dia a dia nem sempre é fácil. O que fazer para contornar dificuldades e tornar o desafio mais leve? Foi esse o tema de uma apresentação do segundo dia do IX Congresso Vegetariano Brasileiro.
“Nós nos acostumamos com cansaço, distúrbios do sono, alterações intestinais, desânimo, ansiedade, incômodos no ciclo menstrual e outros desconfortos porque eles vão chegando aos poucos e se instalando. Mas nada disso é normal e deve ser corrigido”, alertou Renata Cortella, médica especializada em Medicina Integrativa. Para ela, o cuidado integral, que passa necessariamente pela alimentação plant-based, é capaz de minimizar “decisivamente” esses problemas.

Renata contou que a falta de tempo, de saber cozinhar e fatores mentais/emocionais são os motivos mais apontados pelos pacientes quando indagados sobre por que não adotam uma dieta integralmente vegana – mesmo sabendo que ela traz benefícios. “A boa notícia é que a alimentação mais saudável é geralmente de preparo mais fácil. E promove melhorias nas inflamações que causam os desconfortos e também os problemas emocionais e mentais, muitas vezes causados por inflamações do sistema nervoso”, ressaltou a médica.

A falta de tempo, segundo a médica, não pode ser um impeditivo. O segredo é planejar-se e organizar o dia a dia. “Muitas pessoas dizem que não têm tempo, mas dedicam horas às redes sociais, por exemplo”, afirmou Renata. “É possível nos organizarmos para preparar alimentos saudáveis e guardá-los na geladeira. É possível fazermos pratos mais elaborados no final de semana e congelar marmitinhas. Planejar é fundamental. Falhar em planejar é planejar falhar”.

O IX Congresso Vegetariano Brasileiro começou na quinta (08) e vai até domingo (11) no Centro de Convenções Anhembi, em São Paulo. O encontro acontece durante a edição de 2022 do VegFest, um dos maiores eventos veganos das Américas. Ele reúne uma série de atrações gratuitas e uma área de exposições com a presença de 119 marcas de alimentos, bebidas, cosméticos, materiais de limpeza e vestuário, entre outros produtos, todos livres de uso animal.