Brasil precisa voltar a produzir maior variedade de feijão
22 de março de 2024

O Brasil está deixando de produzir feijão para plantar soja que servirá de ração para animais no exterior. Isso está fazendo com que registremos queda no consumo da leguminosa nos últimos anos. Esta foi a conclusão da mesa “Brasil, país dos grãos” durante o VegFest, que acontece no Centro de Convenções Anhembi, em São Paulo, até o próximo domingo.
Fundamental na dieta vegana e vegetariana, por ser fonte de proteína e fibras, o feijão enfrenta aumento de preço devido a queda na produção provocada pelo grande interesse da soja e do milho no exterior. “Vivemos um momento em que o produtor rural que planta feijão é porque gosta de adrenalina. Isso precisa mudar pois é um produto fundamental na mesa do brasileiro”, afirmou Marcelo Eduardo Lüders, presidente do Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses – IBRAFE.
Lüders destacou estudos apontam que o país possui hoje cerca de 30 milhões de veganos, vegetarianos e flexitarianos, com um potencial de consumo de 600 mil toneladas de feijão por ano. “Esse volume representa 20% de nossa produção. É preciso ficar atento a isso.”
Presente no debate, Mônica Buava, fundadora do Pop Vegan Food e idealizadora do movimento Segunda Sem Carne, acredita que a saída para o país é diversificar a oferta de feijão. “Atualmente produzimos, e consumimos, basicamente o feijão carioquinha. Mas antigamente não era assim. Precisamos voltar a produzir as variedades vermelha, amarela, rajadinho, feijão branco e aumentar a produção do preto, pois são produtos que têm demanda também no exterior, enquanto o carioquinha é consumido apenas por nós.”

Serviço
VegFest 2022
De 8 a 11 de dezembro – das 9h às 19h
Local: Centro de Convenções do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – São Paulo/SP
Mais informações: www.vegfest.com.br

Sobre a SVB
Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegetariana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa. Por meio de campanhas, programas, convênios, eventos, pesquisa e ativismo, a SVB realiza conscientização sobre os benefícios do vegetarianismo e trabalha para aumentar o acesso da população a produtos e serviços vegetarianos. Para mais informações, acesse www.svb.org.br ou os perfis no Instagram, Facebook e Youtube.
Sobre a Francal Feiras

Promotora de eventos com capital 100% nacional, a Francal Feiras é um dos principais players do mercado de feiras de negócios e contribui não só para o desenvolvimento econômico e social dos diferentes setores em que atua por meio dos 12 eventos de seu portfólio, como também movimenta efetivamente a economia dos locais onde eles são realizados.

Movida pela mesma velocidade que afeta a sociedade de consumo e o ambiente de negócios, a Francal Feiras oferece ao mercado entregas inovadoras por meio de eventos que servem como uma importante plataforma de negócios, experiências, conexão e conhecimento para toda a cadeia produtiva. Com mais de cinco décadas de atuação, é referência no Brasil e reconhecida no exterior.

Mais informações para a imprensa:
Marcela Lage | Myrian Vallone | Teresa Silva
2PRÓ Comunicação
imprensa@francal.com.br
(11) 3030-9463 | 9404