PRESS RELEASES

Grandes nomes da nutrição e da gastronomia vegana trazem para o VEGFEST 2022 um novo olhar sobre alimentação saudável e sustentável

Um dos maiores eventos veganos das Américas, que vai de 8 a 11 de dezembro,

terá na programação o Cozinha Show e o Congresso Vegetariano com participação de médicos, chefs e nutricionistas em alimentação saudável

São Paulo, dezembro de 2022 – O VegFest 2022, um dos maiores eventos veganos das Américas, está se aproximando e com ele o público poderá contar com o conhecimento partilhado de um time de grandes nomes na gastronomia vegana e na nutrição, envolvendo sobretudo alimentação saudável, vegana e sustentável.

Na programação especial do VegFest 2022, o 9º Congresso Vegetariano e a Cozinha Show vão contar com nomes consagrados como Eric Slywitch, diretor do Departamento de Medicina e Nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), médico especialista em nutrologia, com ênfase em alimentação vegetariana; Alessandra Luglio, nutricionista e diretora do Departamento de Campanhas da SVB; e da chef Camila Botelho, coordenadora do Departamento de Gastronomia da SVB, consultora de hotéis e restaurantes, além de colunista da revista Casa & Jardim.

Realizado pela Sociedade Vegetariana Brasileira e com produção da Francal Feiras, o VegFest ocorrerá de 8 a 11 de dezembro, das 9h às 19h, no Centro de Convenções Anhembi, em São Paulo. Para o credenciamento gratuito acesse: https://www.sympla.com.br/evento/feira-vegfest-2022/1787421.

Médico e especialista em nutrição, Eric Slywitch tem uma trajetória profissional que une as ciências médicas com a alimentação saudável. Além de estar à frente do Departamento de Medicina e Nutrição da SVB, possui especialização em Nutrologia; Nutrição Parenteral e Enteral; Endocrinologia; Nutrição Clínica e em Prática Ortomolecular. É autor do “Guia de Nutrição Vegana para Adultos da União Vegetariana Internacional” e dos livros “Alimentação sem carne – guia prático”,” Virei Vegetariano. E agora?” e “Emagreça sem dúvida”, todos da Editora Alaúde.

Alessandra Luglio dirige o Departamento de Campanhas da SVB e é nutricionista formada na Universidade de São Paulo (USP). Também atua na sua própria empresa, a Ale Luglio Nutrição, que presta consultoria para organizações do setor alimentício. É ainda palestrante nas áreas de nutrição consciente, esporte, vegetarianismo e sustentabilidade.

Além de consultora de hotéis e restaurantes que desejam implementar novas experiências em seu menu, a chef Camila Botelho, coordenadora do Departamento de Gastronomia da SVB, é ainda colaboradora dos eventos de gastronomia da ONG Naamini e Reciclismo, bem como criadora dos Jantares às Cegas Vegano (evento em que o participante só descobre o cardápio na hora do jantar).

Alimentação sem carne

Estima-se que o Brasil tenha mais de 30 milhões de vegetarianos, um mercado que cresce a cada ano. Esse dado é baseado em pesquisa realizada pelo então Ibope Inteligência em 2018.

Mais recentemente o IPEC (antigo Ibope Inteligência) realizou estudo que indicou que 30% das pessoas já tendem a escolher opções veganas em restaurantes e outros estabelecimentos. Além disso, quase metade dos entrevistados não comem carne um ou mais dias por semana por escolha própria. Esse estudo foi encomendado pela SVB e realizado no ano passado com brasileiros residentes em todas as regiões do país. 

Ainda em 2018, o Ibope também apontava que 14% da população se declara vegetariana. Nas regiões metropolitanas de São Paulo, Curitiba, Recife e Rio de Janeiro este percentual subiu para 16%.

Selo Vegano

Com a crescente adoção por refeições veganas e a mudança de hábitos no consumo de produtos sem nada de origem animal e não testados, a SVB criou em 2013 o Selo Vegano, um programa de certificação que concede a produtos de diversos ramos (alimentos, cosméticos, higiene, limpeza, velas, calçados) um selo confiável e amplamente reconhecido. O Selo Vegano já verificou 4,6 mil ingredientes, garantindo a ausência de qualquer teste e matéria prima de origem animal nos produtos em processo de certificação. 

Aliás, nos últimos três anos, houve um crescimento de mais de 560% no volume de itens certificados. Atualmente, mais de 650 fabricantes fornecedores foram avaliados e mais de 3,5 mil produtos já foram certificados.

Serviço 
VegFest 2022
De 8 a 11 de dezembro – das 9h às 19h 
Local: Centro de Convenções do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – São Paulo/SP
Mais informações: www.vegfest.com.br

Sobre a SVB

Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegetariana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa. Por meio de campanhas, programas, convênios, eventos, pesquisa e ativismo, a SVB realiza conscientização sobre os benefícios do vegetarianismo e trabalha para aumentar o acesso da população a produtos e serviços vegetarianos. Para mais informações, acesse www.svb.org.br ou os perfis no Instagram, Facebook e Youtube.

Sobre a Francal Feiras

Promotora de eventos com capital 100% nacional, a Francal Feiras é um dos principais players do mercado de feiras de negócios e contribui não só para o desenvolvimento econômico e social dos diferentes setores em que atua por meio dos 12 eventos de seu portfólio, como também movimenta efetivamente a economia dos locais onde eles são realizados.

Movida pela mesma velocidade que afeta a sociedade de consumo e o ambiente de negócios, a Francal Feiras oferece ao mercado entregas inovadoras por meio de eventos que servem como uma importante plataforma de negócios, experiências, conexão e conhecimento para toda a cadeia produtiva. Com mais de cinco décadas de atuação, é referência no Brasil e reconhecida no exterior.

Mais informações para a imprensa:

Marcela Lage | Myrian Vallone | Teresa Silva
2PRÓ Comunicação
imprensa@francal.com.br
(11) 3030-9463 | 9404