Chef Vegana com 16 anos de estrada provando que sim, veganismo é para todos!.
Aloma é apaixonada por transformar a cozinha em um lugar de revolução! Criadora do conceito Veganismo Ancestral, ela compartilha seu conhecimento pelo Brasil espalhando seu amor pela comida ética, inclusiva, consciente e transformadora! Com seu método descomplicado, Aloma acredita que podemos aprender a cozinhar alimentando não só o corpo, mas também alma e consciência. O objetivo é inspirar pessoas a se conectarem com os alimentos vegetais de forma expansiva e consciente, buscando plantar atraves do prato a semente da LIBERTAÇÃO ANIMAL. Vem descobrir o poder do veganismo de forma prática e deliciosa! Esse trabalho é uma verdadeira jornada de resgate e expansão, onde o alimento vai além da nutrição – é conexão, sabor e consciência.
Sócia criadora do Govinda, restaurante em Belém do Pará, que se destaca pela sua culinária vegetariana e vegana. Natural da Ilha do Marajó, ela ganhou notoriedade ao conquistar o primeiro lugar no concurso de melhor prato feito do Brasil, em 2013 e 2014, com suas versões vegetarianas da maniçoba e do vatapá.
Seu aprendizado na culinária foi influenciado por vivências em templos Hare Krishna. No Govinda, Istadeva habilmente combina sabores da tradição paraense com a culinária indiana tendo como guia uma abordagem saudável e sustentável, atraindo tanto o público local quanto turistas que desejam saborear pratos regionais em versões vegetarianas. O restaurante se tornou um dos principais destinos gastronômicos de Belém, celebrando a riqueza dos ingredientes locais.
Mari Marola é mineira, vegana e cozinheira. Se formou e especializou em gastronomia vegetal em Nova York e hoje em dia recebe pessoas para tomar café da manhã em seu espaço em Santa Teresa, no Rio de Janeiro. Mari também dá aulas sobre culinária vegana e produz conteúdos para marcas. A paixão por comida com afeto, sem utilizar ingredientes de origem animal, é o que move o trabalho da Mari.
Idealizadora da Veg Burger, a primeira hamburgueria vegana do Pará, iniciou o projeto em outubro de 2015, vendendo hambúrgueres congelados e, posteriormente, atendendo por delivery diretamente de sua cozinha. Após dois anos, expandiu o negócio com uma food bike, participando de eventos locais, até a inauguração do espaço físico em março de 2019. Desde então, a Veg Burger se tornou referência no estado, atraindo visitantes de outras regiões e países. Muitos clientes relatam como a Veg Burger facilita a transição para o veganismo e simplifica o dia a dia de quem busca uma alimentação vegana.
Professora, empreendedora e confeiteira especialista em Bolos Veganos. Fundadora da Sweet Confeitaria Vegana, em Salvador-Ba, com centenas de bolos veganos altos e decorados vendidos para toda Salvador e região metropolitana. Criadora e fundadora da Escola do Bolo Vegano, curso online que ensina técnicas para um bolo vegano de festa (bolos altos e bem decorados) que não fica pra trás em nada para os bolos tradicionais. Apaixonada por bolos que surpreendem, feitos com vegetais!
Cozinheira, geógrafa, ativista e empreendedora. Vencedora do desafio Prato Feito 2, concurso de receitas para escolha do prato feito mais regional, acessível e fácil de preparar.
Vegano, pai da Sol e Sócio-Diretor de Marketing do Impact Bank, Rafael Oliveira possui mais de 10 anos de experiência no setor de sustentabilidade, com foco em produtos da sociobiodiversidade, orgânicos e biodinâmicos.
Atua como Advisor na Mahta, Curador do ESG Summit Brasil, Embaixador da BNCC Brasil-Noruega e ativista da sociobiodiversidade.
Como CMO do Impact Bank, Rafael desempenha um papel fundamental na criação e execução de estratégias de marketing voltadas para práticas financeiras sustentáveis e inclusivas. Ele lidera iniciativas que integram inovação, ciência e tecnologia para demonstrar que a floresta em pé gera mais valor do que desmatada.
Rafael acredita no potencial do Brasil para se tornar líder em soluções de regeneração florestal, transição energética e no desenvolvimento de novas fontes de alimentos e proteínas alternativas por meio da valorização de seus insumos naturais.
Patricia Penna é Nutricionista, Pós-graduada em Nutrição Vegetariana pela Plenitude e Nutrição Integrativa pelo IIN,NY. Vegana há 9 anos, Instrutora Food for Life pelo PCRM.org e voluntária no Nutrition Facts.org. Alem da prática clínica, realiza workshops, aulas de culinária e palestras.
Flavio Giusti tem formação como projetista, designer gráfico, diretor de arte, publicitário, músico, ator, poeta, palhaço, professor de yoga, terapeuta sensitivo….menos cozinheiro. Por ironia do destino, Flavio participou do 1º MasterChef do Brasil, é autor de mais de 5 livros de culinária e mais de 8000 mil alunos em seus cursos de culinária presenciais / online por todo o Brasil e vários países como Portugal, Inglaterra e Alemanha. Hoje completando 34 anos sem comer carne e mais 11 anos vegano, ele é o criador do VegetariRango, que é o 1º programa de culinária vegana do Brasil que esse ano comemora 11 anos, com mais de 30.000.000 milhões de visualizações no Youtube e quase 1.000.000 milhão de seguidores em todas as mídias sociais, ajudando milhares de pessoas a fazerem a transição para o veganismo e mudarem seu estilo de vida. Midias Sociais 475k Youtube 232k Facebook 180k Instagram 15k TikTok
Cozinheira, publicitária especializada em Historia e Cultura da Alimentação, cria e executa projetos gastronômicos culturais a partir da reflexão de impactos ao meio ambiente, saúde e ética animal, através da gastronomia vegetal. Expressa seu trabalho em defesa dos direitos do meio ambiente, em meio às suas raízes amazônicas com a missão de difundir aa alimentação vegetal, contemplando as culturas alimentares e a natureza.
Autonomia e decolonização são pontos centrais no caldeirão dos temas que temperam os debates sobre alimento, cultura e saúde integral colocados por Úrsula Ferro em seus cursos, oficinas e falas em estados como Pará, São Paulo e Rio Grande do Sul.
A alimentação originária é sua maior fonte de pesquisa e estudo, sobretudo em comunidades indígenas da Amazônia.
“Juliana Guitel é chef de alimentação viva, pós-graduada em emagrecimento e metabolismo, mentora de transição alimentar, terapeuta natural e palestrante. Acredita que a alimentação baseada em plantas pode ser simples, saudável e deliciosa, focando seu trabalho em receitas práticas para o preparo em casa.
Em 2017, criou o Método Consciente de Emagrecimento, uma mentoria on-line que já ajudou mais de 700 pessoas, em seis continentes, a adotar a alimentação à base de plantas para melhorar a saúde e emagrecer de forma sustentável. Juliana orienta seus clientes a viver de maneira mais leve e conectada aos alimentos da natureza, promovendo uma vida saudável e compassiva.”
Mirna Ribeiro é especialista em culinária natural, plant based e livre de glúten. Atua nesse nicho há dez anos, com o oferecimento de cursos, workshops, mentorias, consultorias e palestras com foco em políticas ESG.
Atualmente é sócia proprietária do Tropicalize Café & Bistrô. Coordenadora do departamento de Gastronomia da Sociedade Vegetariana Brasileira, Chef Executiva do Time de Futebol Laguna, Membro e Chef do Buffet Bahiense Gastronomia Saudável e Colunista da Revista dos Vegetarianos.
Além disso, oferece consultorias e mentorias para estabelecimentos comerciais e empreendedores do ramo de alimentação saudável com os seguintes serviços: desenvolvimento de produtos, desenvolvimento de receitas e cardápios para restaurantes, desenvolvimento de negócios físicos e digitais, treinamento de equipes, posicionamento digital, dentre outros.
Natural Chef e Health Coach de Saúde Integral
Formada pela NOS Escola 2016.
Assina o Buffet da Floresta
Em parceria com a empresa social Madre frutos, vencedora do prêmio de sustentabilidade
2023, situada no BIO HUB Sinal do Vale, RJ.
Membro e Colaboradora do departamento de Gastronomia da SVB- Sociedade Vegetariana Brasileira.
Especialista em receitas a base de jaca verde e receitas plant based.
Capacitadora de alunos, cozinheiros domiciliares e coorporativos.
Integra o grupo de professores da N.O.S Escola brasil e Portugal.
Chef vegano com mais de 10 anos de experiência, tendo trabalhado em empresas renomadas como Shangri-La Hotels e Disney Cruise Line. Após a pandemia, ele reinventou sua carreira criando o ChefDave VeganJourney, plataforma que promove a culinária vegana e o estilo de vida sustentável por meio de receitas tradicionais malaias em versões veganas. Fundador da D’Vegan Academy e da PB Health, ele já impactou milhares de pessoas com suas aulas, workshops e conteúdos online, estimando que ao menos 300 se tornaram veganas graças ao seu trabalho. Com mais de um milhão de seguidores, Chef Dave é um defensor ativo dos direitos dos animais e da saúde baseada em plantas, levando a culinária vegana malaia ao público internacional.
Vilma Martins integra o grupo Mulheres do GAU (Grupo de Agricultura Urbana) composto por mulheres que trabalham como agricultoras e cozinheiras em cozinha comunitária no Viveiro Escola União de Vila Nova, em São Miguel Paulista. Elas trabalham para manutenção de um viveiro escola, por meio do plantio, cultivo, colheita e manejo agroflorestal. O grupo também serve cafés e almoços veganos e vegetarianos em eventos no local onde atuam ou em eventos em diversos locais da cidade.
Vânia Ferreira integra o grupo Mulheres do GAU (Grupo de Agricultura Urbana) composto por mulheres que trabalham como agricultoras e cozinheiras em cozinha comunitária no Viveiro Escola União de Vila Nova, em São Miguel Paulista. Elas trabalham para manutenção de um viveiro escola, por meio do plantio, cultivo, colheita e manejo agroflorestal. O grupo também serve cafés e almoços veganos e vegetarianos em eventos no local onde atuam ou em eventos em diversos locais da cidade.
Cynthia Brant é escritora, desenvolvedora de produtos, educadora e chef especialista em Gastronomia Plant-Based e queijos veganos. Formada pelo Matthew Kenney Cuisine (Califórnia) e Terrapia/Fiocruz (RJ), é professora da Le Cordon Bleu e de diversas escolas e pós-graduações no Brasil. Criou a marca de queijos veganos La Fromagerie Vegan no RJ e publicou o livro Abóboras e Abobrinhas – Histórias e Receitas da Culinária Viva. Com experiência em desenvolvimento de produtos para indústrias alimentícias, também organiza eventos e retiros de autoconhecimento e sustentabilidade, como o 1º Encontro Nacional de Queijos Veganos em 2021. Terapeuta ayurvédica, aplica esses princípios em menus e tratamentos individualizados, e é referência em gastronomia plant-based no Brasil, palestrando em eventos e corporações para divulgar os benefícios dessa culinária.
Bruna Crioula é mulher africana em diáspora no Brasil. Mãe do Inácio. Criadora e coordenadora geral do FUNDOCrioula em defesa dos povos originários, ancestrais, periféricos e animais não humanos que sofrem os impactos do racismo ambiental no RS. Nutricionista ecológica, mestra em ciências sociais. Pesquisadora alimentar, comunicadora ancestral e coletora urbana. Está como Liderança em Sistemas Alimentares Sustentáveis na WWF-Brasil. É fundadora da Crioula Curadoria Alimentar. Criadora e professora anfitriã do Curso Livre Alimentação Saudável numa Afroperspectiva. Criadora e apresentadora do GENTECrioula – um podcast sobre cultura e alimentação, construindo humanidades ancestrais e ecológicas.
Nutricionista formada pela Universidade de São Paulo em 1996. Extensão em Economia Circular na Berkeley University – CA/USA Diretora do departamento de saúde e nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira. Embaixadora e colaboradora da área de nutrição da SeaShepherd Brasil. Fundadora da Ale Luglio Nutrição, empresa que presta consultoria para empresas da área de alimentos e suplementos. Co-coordenadora e professora de cursos de pós-graduação em nutrição vegetariana. Palestrante na área de nutrição consciente, esporte, vegetarianismo e sustentabilidade, economia circular e ESG. Organizadora de eventos proprietários de imersão em saúde, cadeias produtivas, sustentabilidade e ESG.
Natalia Luglio é chef de cozinha e ativista ambiental, criada entre a roça e a cidade de São Paulo.
Formada em 2015 pelo Natural Gourmet Institute de Nova York, lá teve a oportunidade de trabalhar em alguns dos melhores restaurantes do mundo e de conhecer chefs maravilhosos que lhe serviram de grande inspiração.
Seu foco é a cozinha sustentável, boa pra nós, para o meio ambiente e para todos que nele vivem.
Ingredientes brasileiros são seu fascínio e tem dedicado seus últimos anos em pesquisas para redescobrir e reintegrar à cozinha insumos nativos que pouco conhecemos, mas que fazem parte da história e alma do Brasil.
Bruna Carvalho é empreendedora, educadora e culinarista. Entusiasta do universo da fermentação vegetal. Criou a Expinafru Queijaria Vegana há quase 5 anos, onde se dedica a oferecer os melhores queijos vegetais artesanais fermentados e maturados à base de castanhas de caju agroecológicas.
Nathalia Soares, graduada em gastronomia pela Anhembi Morumbi e com especialização em pâtissière pela Le Cordon Bleu, destaca-se como pioneira em confeitaria vegana.
Criadora do blog Chubby Vegan e atuante desde 2009, ela é professora, consultora de restaurantes e escolas. Treina docentes e desenvolve conteúdo pedagógico para instituições importantes (Senac e Le Cordon Bleu). Também está presente em importantes eventos de gastronomia como MesaSP, NaturalTech, VegFest, etc.
Sua expertise também se estende à criação de conteúdo online para cursos e redes sociais para os seus seguidores.
Criadora de conteúdo sobre alimentação saudável e vegana, compartilha receitas, dicas e uma rotina de esportes em busca da melhor versão como triatleta.
Idealizadora do @mandrioca_, que nasceu como uma semente que brota espontaneamente, resultado de uma paixão que crescia a cada dia e precisava ser compartilhada. Alimentação saudável é sinônimo de equilíbrio, por isso os conteúdos variam entre receitas proteicas, doces fit, bolos recheados de açúcar e amor, reviews de restaurantes, dicas de organização e muito mais!
José Kaeté é indígena Tupinambá do Pará, engenheiro, comunicador popular e um criador de conteúdo viajante, que carrega consigo o ativismo responsável em suas redes, sempre com o propósito de mostrar diferentes olhares sobre a Amazônia e seus povos. Há mais de 10 anos trabalha em diferentes regiões e comunidades da Amazônia Brasileira, desde cadeias da biodiversidade a campanhas de impacto na indústria do cinema.
Idealizadora e chef da confeitaria Sabores da Nega Vegan. Adquiriu experiência como confeiteira em grandes restaurantes veganos ao longo dos anos. Atualmente se dedica a adoçar a vida de seus clientes e amigos.
Sou de São Paulo, vegano há 6 anos, amo viver e cultivar relações. Compartilhar conhecimento que possa salvar ou libertar os animais, melhorando as condições naturais do planeta, ligados aos cuidados pessoais e do lar, são alguns dos meus propósitos. Sou gerente de marketing, há 21 anos trabalhando na área de comunicação no mercado coorporativo e na internet há 1 ano e meio criando conteúdo sobre o veganismo para rede social.
Katya Ramírez es coordinadora de Educación en Igualdad Animal México, fotógrafa, chef y creadora de Love Veg México. Comenzó su activismo en Guadalajara México hace 15 años y, desde 2016, con Igualdad Animal, ha impulsado campañas a pie de calle más exitosas en favor de animales considerados de granja.
“Petra Marron é chef de cozinha e padeira por causa do veganismo. É a idealizadora e criadora da Padaria Verderosa, a primeira padaria vegana do Pará.
Há 15 anos, abriu mão do consumo de animais e, desde então, viu a comida vegetal virar protagonista na sua vida. Em seu perfil pessoal na internet, compartilha receitas e mostra uma vivência real do veganismo na Amazônia.
Na Padaria Verderosa, oferece alimentos veganos saborosos e feitos com carinho. Também compartilha comentários informativos de qualidade sobre veganismo nas redes da empresa.”
Nutricionista graduada pela UNITA e pós-graduada em Emagrecimento e Estética pela FAVENI, é mentora, palestrante e culinarista especializada em alimentação viva, com mais de 10 anos de experiência na prática de comer alimentos crus. Tem o prazer de ajudar as pessoas a descobrirem que é possível se deliciar de forma saudável, econômica e sem causar danos aos animais ou ao planeta.
O Cantinho de Caburé, idealizado por Tássia Aguiar e Ray Preta, é muito mais que um restaurante é um abraço em forma de comida, onde a culinária ancestral afro-brasileira é vivida em cada prato. Nascemos em meio à pandemia, vendendo pães e outras delícias de forma online em Brasília, com o tempo, nosso empreendimento foi crescendo, e hoje estamos localizadas na Praia de Aratuba no município de Vera Cruz, Bahia, na aconchegante Casa Ori Ayo, uma casa de hospedagem que oferece café da manhã, almoço e jantar à beira mar. Nossa gastronomia é 100% vegetal, cheia de carinho e respeito às nossas raízes afro-brasileiras. Cada receita carrega a força das tradições ancestrais, com ingredientes locais e insumos de qualidade, trazendo à mesa histórias de resistência, identidade e inclusão. Na casa também capacitamos o promovemos o trabalho de outras mulheres negras e LGBTQIAPN+, porque entendemos que a comida também é uma forma de empoderar e transformar.
Em 2022, tivemos a alegria de sermos premiadas no Desafio Prato Feito com o nosso querido Bolinho de Jacalhau, uma releitura cheia de afeto do tradicional bolinho de bacalhau, feito com batata inglesa, carne de jaca e alga marinha. Esse bolinho saboroso e marcante já faz parte do nosso cardápio e é amado por todos que nos visitam, refletindo o cuidado e o carinho que colocamos em cada detalhe da nossa cozinha.
Experiente Diretor de Arte com reconhecimento internacional, Ivan Di Simoni utiliza seu talento para compartilhar sua visão sobre o mundo atual. Naturalmente apreciador de sabores, artista visual, ávido viajante e curioso por essência, ele passou por uma verdadeira revolução pessoal que o conectou ao universo do veganismo.
Hoje, usa suas plataformas para atuar como ativista social e formador de opinião em temas como gastronomia, direitos dos animais, estilo de vida e viagens. Formado em Relações Internacionais e especializado em artes audiovisuais, Ivan estudou profundamente a dinâmica do voluntariado e suas abordagens no ativismo social.
Com uma vasta experiência de viagens, foi convidado a colaborar em eventos internacionais e residiu por dois anos na China, tornando-se um desbravador de culturas e questões essenciais que afetam o mundo.
Matheus Rocha, 28 anos, é vegano há 5 anos. Após adotar sua cachorra, Paola, começou a questionar seus hábitos e decidiu se tornar vegano. Sempre apreciando a culinária, Matheus passou a aprender novas receitas e hoje mantém uma página dedicada a receitas veganas simples, baratas e práticas. Ele acredita que a abordagem por meio do incentivo e amor é a forma mais eficaz de ajudar tanto as pessoas quanto os animais.
Cozinheira de profissão há quase 10 anos e apaixonada por comida desde pequena acompanhando minha avó e mãe cozinhando… ingressei na faculdade de gastronomia, passei por alguns restaurantes em São Paulo e logo comecei no mundo do empreendedorismo. Abrindo um pequeno café em Cotia… agora comandando um café e restaurante em Alphaville, e dando inicio a um novo projeto: a Punto Pizza.
Larissa Ayres é fundadora da Escola Agridoce, a 1° Instituição de gastronomia vegana do Brasil.
A Escola atua no Rio de Janeiro e em São Paulo e é referência na formação de profissionais, oferecendo aos alunos uma vantagem competitiva no mercado. Além do conhecimento técnico, os cursos proporcionam grandes oportunidades de networking, conectando-os a profissionais já consolidados na área e impulsionando suas carreiras.
A missão da Fábrica de Veganos é levar o veganismo para o mundo, oferecendo informações de forma acolhedora, sem críticas nem julgamentos. O objetivo é facilitar o caminho de cada pessoa, respeitando seu tempo. O projeto está comprometido em somar esforços, acreditando que o veganismo é uma mensagem de amor.