Com sua versatilidade culinária e inúmeros benefícios à saúde, o azeite de oliva é um verdadeiro aliado na busca por uma alimentação vegana equilibrada e deliciosa. O azeite brasileiro tem ganhado destaque mundialmente por sua alta qualidade e sabor único, proveniente de olivas cultivadas nas terras férteis do país. Assim, além de ter acesso a um produto de excelência, os veganos também podem contribuir para a economia local e a sustentabilidade agrícola, optando por opções nacionais.

É nos cultivares de oliveiras da Fazenda Tarumã da Boa Vista em Canguçu, no Rio Grande do Sul, que a Capolivo produz azeitonas de qualidade em solo nacional, buscando obter o menor tempo entre a colheita e a extração do azeite.  O clima da região, aliado ao relevo e tipo de solo, propiciam um terroir excelente, que garantem um produto de excelência, com o frescor e o exclusivo sabor que varia de levemente amargo ao picante, com acidez inferior ou igual a 0,2%. 

Administrada pela família Capoani, a Capolivo vem se destacando no cenário dos concursos nacionais e internacionais desde a primeira safra de oliveiras, resultado do compromisso com a qualidade e cuidado em todas as etapas da produção. Ao todo, já são 36 prêmios conquistados, entre alguns: Melhor Azeite de Oliva Extravirgem do Brasil no concurso OLIVINUS (2023); Ranking Flos Olei 2024 – um dos guias mais importantes e respeitados globalmente (2023); e o 1º lugar no concurso da CNA com o monovarietal Arbequina (2023).

Quando se trata de culinária vegana, o azeite de oliva é um ingrediente essencial e uma fonte rica de gorduras saudáveis e antioxidantes. Ele pode ser usado de diversas maneiras para realçar o sabor de pratos como saladas, massas, legumes grelhados e até sobremesas. As opções são infinitas: seja regando uma salada com azeite e vinagre balsâmico, grelhando legumes com azeite e ervas frescas, ou até mesmo criando um molho à base de azeite para massas.

A partir de mudas de qualidade, a Capolivo cultiva em suas terras variedades nobres tais como a grega Koroneiki, as espanholas Arbequina, Arbosana e Picual, a italiana Frantoio, além de Ascolana, Manzanilla e Coratina. Atualmente, a marca oferece quatro variedades de azeite de oliva ao mercado, sem uso de conservantes, aromatizantes ou corantes artificiais em seu processo de produção.

O ARBEQUINA/ARBOSANA é um blend produzido a partir da combinação das variedades espanholas. Caracteriza-se pelo seu aroma frutado verde médio, com notas de amêndoa verde, especiarias como ervas verdes, casca de banana e flores do campo. Em boca tem entrada doce, com presença de frutos secos como a amêndoa, que se mesclam com notas herbácea de folhas verdes, e um toque delicado de pimenta branca. Seu amargor é suave, com uma picância de intensidade média, que evolui de forma sutil. Harmoniza bem com saladas, queijos, legumes grelhados e finalização de molhos.

Produzido com a variedade grega, o KORONEIKI é de personalidade forte, possui aroma frutado verde médio, bastante aromático, com notas herbáceas de folhas verdes como a rúcula, o agrião e grama recém cortada, e notas frutais como banana e maçã verde. Em boca apresenta estrutura robusta, bastante aromática, combinando sabores de ervas e folhas verdes com a rúcula e chicória, com toques de gengibre, e presença de especiarias como a pimenta branca. Possui final com amargor médio e picância de intensidade média que evolui. É um azeite bastante equilibrado e persistente ideal para saladas amargas e vegetais assados.

A partir da variedade espanhola, o PICUAL apresenta um aroma frutado verde médio com notas de frutas como a banana e figo verdes, notas herbáceas muito presentes como folha de figueira e ervas verdes que culminam em um delicado bouquet garni. Em boca tem entrada robusta com predominância de notas de folhas verdes como a rúcula, o agrião e a endívia. Destacam-se aromas de pera verde, e toques de especiarias como a pimenta branca. É um azeite intenso, bastante equilibrado, persistente, com amargor e picância presentes de intensidade média/alta e retrogosto de intensas nuances verdes. Ideal com saladas amargas, além de massas, lasanhas, quiches e queijos veganos.

Monovarietal produzido com a variedade Italiana, o CORATINA possui aroma frutado verde intenso, com matizes complexas e exuberantes de especiarias como baunilha, e notas frutais como a pera e a maçã, finalizando com um delicado toque de amêndoa verde. Em boca tem entrada potente que eclode em uma explosão de sabores destacando notas herbáceas de rúcula, agrião, radicci, chicória, folha de oliveira e final amargo e picante de intensidade média/alta. É um azeite complexo, potente e equilibrado, bastante persistente. A variedade é conhecida pelo seu alto teor de polifenóis (antioxidantes) presentes. É perfeito para finalização de pratos intensos e condimentados, alcachofra, bruschettas, pães, sopas e legumes grelhados e saladas diversas.

A Capolivo está presente em mais 200 estabelecimentos nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Distrito Federal. Em seu site, na seção “Onde encontrar”, é possível localizar o ponto de venda mais próximo através da geolocalização. 

Saiba mais em: https://www.capolivo.com.br/ | @azeitecapolivo

CONTATOS ASSESSORIA DE IMPRENSA: 
Andressa Riquelme | andressa@andressariquelme.com | (51) 99915-2562
Carol Moura | carolmmoura@gmail.com | (51) 99237-4399

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *